ID Logistics cresce no mundo impulsionada pelo mercado brasileiro
Companhia de origem francesa divulga resultados de 2010 e aposta no crescimento da filial Brasil para os próximos anos
Por Redacción el
15 de julio de 2011 a las 14h28 (atualizado em 22/07/2011 às 12h00)
A operadora francesa ID Logistics divulgou ontem, dia 14 de julho, em coletiva de imprensa realizada na cidade de São Paulo, os resultados da companhia no Brasil e no mundo em 2010.
A companhia, que completa dez anos de operações em 2011 (nove deles com atuação no Brasil), registrou um faturamento mundial de 386,2 milhões de euros no ano passado – crescimento de 24,7% em relação a 2009. O lucro operacional da ID Logistics aumentou 35,8%, totalizando 12,5 milhões de euros, e o lucro líquido consolidado chegou a 5 milhões de euros, número que significa um acréscimo de 16,3% no comparativo com o ano anterior.
A filial brasileira da ID Logistics registrou uma receita bruta de R$ 114 milhões em 2010, além de um lucro operacional de R$ 3,3 milhões. O acréscimo de 27% em relação ao ano de 2009 fez do Brasil o principal responsável pelo crescimento orgânico da companhia no mundo.
Christophe Satin e Nicolas Derouin
Segundo Christophe Satin, Chief Operating Officer (COO) mundial da ID Logistics, os negócios no Brasil podem crescer ainda mais com a proximidade da Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e dos Jogos Olímpicos, em 2016, que apresentam potencial para trazer contratos com grupos de grande porte em atuação no País. “Apesar dos entraves burocráticos no Brasil, que emperram um crescimento ainda maior, nossos planos são ambiciosos”, completa Nicolas Derouin, diretor-geral da ID Logistics Brasil.
A filial brasileira corresponde a 15% das atividades logísticas da companhia no mundo, servindo ainda como base de apoio técnico para a atuação da ID Logistics na Argentina. Derouin destaca os negócios nos segmentos de varejo e automóveis como alguns dos principais setores de atuação da companhia no Brasil, com participações de 50% e 10%, respectivamente.
A companhia anunciou ainda, para o próximo mês de outubro, a abertura de seu Initial Public Offering (IPO), com a entrada no mercado de capitais na Bolsa de Paris. Segundo Satin, o principal objetivo é continuar alavancando rapidamente atividades logísticas em países com elevado potencial de crescimento, como Brasil e Rússia. Apesar de apostar no crescimento orgânico da companhia, o COO não descarta a possibilidade de avaliar prováveis aquisições externas nesses países.
Dentre os principais clientes da ID Logistics no Brasil estão companhias como o Carrefour, Leroy Merlin, Danone, Nadir Figueiredo, MWM e Meritor. O operador possui, ao todo, quase 368 mil m² para armazenagem em cinco estados e no Distrito Federal e conta com 2.500 colaboradores.
Formação profissional
Satin e Derouin destacaram ainda a preocupação da ID Logistics com a gestão de pessoal, buscando capacitar profissionais preparados para sustentar o crescimento da empresa.
Para isso, a ID Logistics estabeleceu uma parceria com a Escola Nacional de Logística (Enaslog), com o objetivo de desenvolver competências de liderança e gerenciamento em logística, além de reter e atrair profissionais qualificados.
A iniciativa oferece um programa de dois anos, em que os colaboradores desenvolvem atividades práticas e projetos voltados a áreas como armazenagem, transporte, logística fiscal e tributária, administração financeira e análise de investimentos. Ao final da primeira etapa do curso, os participantes recebem uma certificação de Formação Técnica em Logística (FTL) e, posteriormente, são condecorados com a certificação de Formação Master em Logística (FML).
Desde o início do projeto, em 2008, duas turmas de FTL foram concluídas e a formatura da segunda turma de FML está prevista para o mês de agosto de 2011. Segundo Derouin, oito colaboradores que participaram do projeto já foram promovidos a cargos de gerência dentro da companhia.
Tecnologia
A ID Logistics, em parceria com a BT France e o Carrefour, participa de um projeto colaborativo para a implementação da tecnologia Pick-n-Go, que consiste na integração entre o WMS do armazém, um sistema de orientação a laser, comandos de voz e a empilhadeira, eliminando a necessidade de um operador embarcado.
Utilizando o mapeamento do espaço físico, a empilhadeira realiza sozinha as atividades indicadas pelo operador por meio de comandos de voz. O profissional precisa somente acompanhar o equipamento, em vez de realizar manualmente as operações.
O projeto tem como objetivo reduzir em 40% os acidentes, melhorar as condições de trabalho e aumentar a produtividade com a automatização das operações. O Pick-n-Go encontra-se em testes desde setembro de 2010 na França. “Temos certeza de que nos próximos cinco anos estaremos utilizando esse tipo de tecnologia no Brasil”, finaliza Nicolas Derouin.
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