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ALL divulga números de 2010 e projeta 2011

Por Redacción el 3 de marzo de 2011 a las 11h11 (atualizado em 11/04/2011 às 14h50)

Companhia registrou lucro líquido de R$ 239,9 milhões

A América Latina Logística (ALL) registrou, em 2010, um crescimento de volume de 10,8%, chegando a 43,1 bilhões de TKU (toneladas por quilômetro útil transportadas). Segundo a empresa, o resultado foi impulsionado por um forte desempenho operacional, ganhos em participação de mercado em um cenário favorável de exportação no Brasil, além de expansão no segmento de produtos industriais intermodais.

A Geração de Caixa Operacional consolidada da companhia cresceu 21,6%, passando de R$ 1,1 bilhão para R$ 1,3 bilhão. Já o lucro líquido aumentou 591%, de R$ 34,7 milhões em 2009, para R$ 239,9 milhões no último ano.

De acordo com o presidente, Paulo Basílio, em um mercado de forte expansão nas exportações agrícolas do Brasil e boa recuperação da atividade industrial, o volume consolidado da empresa cresceu em mais de 10%, com aumento de margem e rentabilidade.

Quarto Trimestre

Apenas de outubro a dezembro do ano passado a ALL cresceu 27,6%, chegando em 11,1 bilhões de TKU. No Brasil, o aumento foi de 28,9%, respondendo por 10,3 bilhões de TKU. O volume de produtos agrícolas aumentou 37,8%, atingindo 7,5 bilhões de TKU, em função do crescimento de 39,2% nos fluxos de exportação. Nos produtos industrializados, o crescimento foi de 10,4%, impulsionado pelo aumento de 15,7% nos fluxos intermodais. 
O Ebitda consolidado no período cresceu 97,2%, passando de R$ 121,8 milhões nos três últimos meses de 2009, para R$ 240,2 milhões. As margens cresceram 13,6 pontos percentuais, chegando em 39,4% e o lucro líquido do quarto trimestre de 2010 foi de R$ 16,8 milhões, uma reversão das perdas de R$ 63,7 milhões registradas no mesmo período, em 2009.

 Balanço de 2010 e Perspectivas 2011

Na opinião de Basílio, o ano de 2010 foi marcado por grandes realizações e pela consolidação da estratégia de desenvolver novos negócios a partir da estrutura ferroviária da ALL. O principal destaque, diz, foi a criação da Brado Logística, empresa idealizada para ser um player de logística de contêineres, replicando no Brasil um modelo já existente em outros países, onde a ferrovia tem papel predominante no segmento.

O executivo faz outros destaques. “Também realizamos um antigo sonho ao entrar no Novo Mercado, o nível máximo de governança corporativa da BM&F Bovespa. Adicionalmente, avançamos nos demais projetos estratégicos de expansão, com o avanço nas obras de prolongamento da ferrovia no Mato Grosso, que deve chegar a Rondonópolis já em 2012, e a aquisição de frota adicional do projeto de duplicação da malha paulista, em parceria com a Rumo Logística”, conta.

Para o futuro, a meta é trabalhar em projetos de infraestrutura na área de terminais e no segmento de minérios. “Os nossos projetos de médio e longo prazo estão avançando, criando uma base sólida para o salto que a ALL pretende buscar para os próximos anos”, afirma. Segundo o executivo, a empresa deve investir em 2011 R$ 650 milhões a fim de aumentar a capacidade de transporte e outros R$ 300 milhões na construção da ferrovia entre Alto Araguaia e Rondonópolis (MT).

www.all-logistica.com

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