Embora indicadores do ano passado tenham caído em função da crise econômica mundial, expectativa para este ano é de crescimento
A ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários – divulgou o desempenho consolidado no ano passado, que apresentou queda em quase todos os indicadores, devido à crise econômica mundial e os consequentes reflexos no agronegócio e no segmento de carga geral. A produção ferroviária, que tinha alcançado 270,7 bilhões de TKUs em 2008, amargou recuo de 10,1%, totalizando 243,4 bilhões de TKUs em 2009. Para 2010, no entanto, a expectativa é de que esse índice chegue a 279,9 bilhões de TKUs.
O volume de contêineres movimentados apresentou crescimento de 2,8% em relação ao índice de 2008. No ano passado, foram transportados por via ferroviária 272.808 TEUs, contra 265.349 TEUs no anterior. A ANTF projeta um incremento de 15% para 2010, quando se espera chegar a 313.800 TEUs movimentados pelas concessionárias associadas. Este indicador expressa a crescente importância da intermodalidade para a logística brasileira.
O diretor-executivo da associação, Rodrigo Vilaça, destacou a construção de 50 terminais intermodais nos últimos três anos como forma de tornar a malha ferroviária brasileira mais competitiva, conectando-a com outros modais. “A intensificação da intermodalidade é fundamental para otimizar a utilização da infraestrutura brasileira, permitindo que a produção seja escoada de forma mais segura, econômica e ágil. O uso integrado do transporte não só reduz os custos, como também diminui consumo de energia e impacto ambiental”, afirma Vilaça.
O total de colaboradores no segmento ferroviário chegou a 36.567 – 1.153 a menos do que o consolidado em 2008. A meta agora é chegar ao fim do ano com 40 mil funcionários e saltar para 44 mil em 2011. Outra das metas estipuladas pela ANTF é a de enquadrar-se no índice internacional de acidentes ferroviários, que estabelece o padrão entre 8 e 13 eventos por milhão trens.km. Em 2009, esse número ficou em 15 e a projeção que chegue a 12 em 2011.
Os aportes do setor alcançaram R$ 2,6 bilhões em 2009, R$ 123 milhões dos quais foram concedidos pela União. Esse total representa pouco mais da metade dos investimentos feitos em 2008, que chegaram a R$ 4,3 bilhões, sendo R$ 225 milhões provenientes do Governo Federal. A projeção feita para 2010 é de R$ 2,8 bilhões a serem empregados, principalmente, em melhorias da via permanente e material rodante.