Em 2009, setor representou quase 24% da receita total da empresa
A Ramos Transportes dobrou o tamanho da sua divisão de comércio eletrônico em 2009, realizando em média 190 mil entregas por mês. No ano passado, o e-commerce representou quase 24% da receita total anual da empresa, de R$ 430 milhões.
Na opinião de Adriano Campos, diretor nacional B2C da Ramos, para alcançar esses bons resultados foram fundamentais investimentos da empresa no desenvolvimento e aprimoramento de ferramentas já existentes, como coleta por código de barras e acompanhamento on-line dos pedidos até a finalização das entregas, que podem ocorrer de várias formas, entre elas, baixa via celular. “Finalizamos o ano com uma série de evoluções tecnológicas que nos deixa bem estruturados para atender as demandas”, complementa.
O Plano de Expansão da empresa - que vem sendo colocado em prática nos últimos anos e envolve a aquisição de novos caminhões, abertura e expansão de filiais, aumento e redesenho de rotas, contratação de profissionais e ampliação de unidades de armazenamento - também foi importante para atender às expectativas desse mercado que, segundo Campos, a cada dia exige mais pontualidade e confiabilidade. “Estas duas características têm influenciado cada vez mais a decisão de compra do consumidor, que precisa acreditar tanto na loja em que efetuou a compra, quanto na empresa que fará a entrega”, diz.
Dados da e-bit, empresa de monitoramento de comércio eletrônico, apontam que só no primeiro semestre de 2009 o segmento de e-commerce subiu 27% em relação ao mesmo período de 2008, que contou com um faturamento bruto de R$ 4,8 bilhões. “Está previsto que nos próximos três anos o e-commerce cresça entre 40% e 50% ao ano no Brasil”, acrescenta Campos.
Na opinião do diretor, o segredo para atender bem a esse mercado está também na operação de logística reversa. “Estamos com maior foco nesta área que normalmente é renegada ou esquecida pelas empresas”, complementa.
Segundo ele, a meta para 2010 é trabalhar cada vez mais para fortalecer os elos com os clientes e expandir entre 28% e 30% a divisão de e-commerce da empresa. “Uma tendência forte nesse segmento é o crescimento das pequenas empresas do ‘ponto com’. Estamos nos adaptando e continuaremos investindo em tecnologias que atendam suas necessidades. Esperamos para este ano um avanço de 15% no faturamento total sobre 2009, indo a quase 500 milhões”, estima o diretor nacional B2C.
Os produtos mais transportados foram os eletrodomésticos, que tiveram o incentivo fiscal do governo com a redução do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados. Entre os principais clientes da Ramos estão empresas como a Americanas.com, Submarino, Shop Time, Ponto Frio, Extra.com, Compra Fácil, Gazin, Magazine Luiza, Colombo, entre outros.