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MAN divulga números

Por Redacción el 17 de febrero de 2010 a las 15h43 (atualizado em 13/04/2011 às 16h56)


Companhia atingiu resultado operacional de 504 milhões de euros

O Grupo MAN informa que apesar da crise mundial econômica e financeira, fechou o ano de 2009 com um resultado operacional de 504 milhões de euros, o que gerou rendimentos sobre faturamento de 4,2%. A área de negócios Power Engineering com MAN Diesel e MAN Turbo, além da empresa Renk, realizou um resultado operacional de 566 milhões de euros e rendimentos sobre faturamento de 13,3%. A área de Veículos Comerciais teve resultado operacional positivo em 2009, com 51 milhões de euros.  Influenciado por fatores especiais, o resultado do Grupo MAN após os impostos foi de 258 milhões de euros.

Segundo o CEO da MAN, Georg Pachta-Reyhofen, a empresa conseguiu realizar em 2009 um substancial lucro nos negócios operacionais. “Neste difícil ano da economia mundial, este resultado é um expressivo êxito e mostra a força sustentada de nosso grupo”, diz.

Números da companhia dão conta que o maciço recuo de demanda, sobretudo no setor de transportes, derrubou o faturamento em 2009 em 20%, alcançando 12 bilhões de euros. Nos negócios de veículos comerciais, o recuo de faturamento da MAN Nutzfahrzeuge (MAN Veículos Comerciais) foi de 40%, caindo a 6,4 bilhões de euros (10,6 bilhões de euros no ano anterior), compensado parcialmente pela MAN Latin America. A subsidiária brasileira está consolidada desde março de 2009 e realizou desde esta data em 2009 um faturamento de 1,4 bilhão de euros. Na MAN Diesel, os negócios na área de usinas de energia, bem como os de pós-vendas garantiram uma estabilização. No total, a MAN Diesel realizou um faturamento de 2,4 bilhões de euros. Um setor importante do Grupo MAN foi a MAN Turbo, com um aumento de 4% no faturamento, chegando a 1,4 bilhão de euros.

 Em 2009, a MAN recebeu pedidos no valor de 9,9 bilhões de euros, representando uma queda de 30% frente ao ano anterior. Queda na carteira de pedidos houve principalmente na MAN Nutzfahrzeuge (MAN Veículos Comerciais), com um retrocesso de 43%, sobretudo no segmento de caminhões pesados.

Os clientes da MAN Diesel realizaram pedidos 39% menores, principalmente devido à quebra do comércio mundial com negócios enfraquecidos na área de motores navais a Diesel. Na MAN Turbo, os pedidos recuaram em 27%. A carteira de pedidos de 1,4 bilhão de euros garantiu uma boa ocupação da capacidade produtiva.

A MAN anuncia que reagiu a este cenário com medidas enérgicas à maior queda de demanda no setor de veículos comerciais nos últimos 80 anos na Europa. Assim, o controle do capital de giro e do fluxo de caixa foi adaptado à nova situação, com redução de custos em mais de 700 milhões de euros. Os estoques foram igualmente rebaixados para menos de seis mil caminhões. Na produção de veículos comerciais, a jornada reduzida de trabalho na Alemanha e na Áustria foi aproveitada para treinamento e aperfeiçoamento dos empregados, visando a adoção de procedimentos mais eficientes. Os negócios da MAN Latin America tiveram desenvolvimento melhor que o esperado. Os rendimentos sobre faturamento em 2009 (abril-dezembro) foram de 10,1%. Por isso, a área de Veículos Comerciais no total conseguiu realizar um resultado operacional positivo.

As outras áreas também realizaram lucros e consideráveis rendimentos sobre faturamento. Na MAN Diesel, estes foram de 14,2%, na MAN Turbo, de 11,4% e na Renk, de 13,9%. Assim, a estrutura do Grupo MAN mostrou-se bem mais estável com maior rentabilidade.

A MAN, em 2009, estabeleceu importantes marcos estratégicos: a integração da MAN Latin America no Brasil. Essa já se encontra em estágio avançado, abrindo mais um potencial de crescimento em toda a América do Sul, uma vez que a MAN segue líder de mercado no Brasil no setor de caminhões com participação de mais de 30%. Também nos negócios com usinas de energia a MAN aproveitará suas boas oportunidades. O grande pedido para equipamento de seis usinas de força no valor de 300 milhões de euros no Brasil no início de 2010 deverá ser apenas o primeiro passo nesta direção. No maior mercado mundial de veículos comerciais, a China, a MAN ingressou com uma participação na empresa líder de mercado local de caminhões, a Sinotruk. Com a empresa Rheinmetall AG foi acordada na virada do ano uma Joint Venture, com a qual deverão ser aproveitadas as oportunidades de mercado como um fornecedor total no mercado de veículos militares motorizados.

Perspectivas
 
Para a MAN veículos comerciais espera-se para 2010 um prosseguimento dos negócios no mesmo nível que o atual. A jornada reduzida de trabalho será continuada em 50 dias na produção no primeiro semestre deste ano. Na Alemanha ainda haverá uma série de outras medidas para aumentar a eficiência e reduzir os custos de modo permanente. O desenvolvimento dos negócios na MAN Latin America deverá ser positivo mais uma vez. Por isso, em março deverá ser introduzido um terceiro turno de produção, aumentando a capacidade produtiva dos 50 mil para 72 mil veículos. Em 2010, a ampliação da estratégia mundial de produtos no setor de veículos comerciais estará no centro das atenções, visando a consolidação e prosseguimento das ações internacionais bem-sucedidas principalmente nos países que compõem o BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China.

Na área de negócios Power Engineering com MAN Diesel e MAN Turbo, espera-se um recuo moderado no faturamento, mas os rendimentos sobre o faturamento deverão estar mais uma vez na faixa dos 9%. Ambas as áreas empresariais serão fundidas em meados do primeiro semestre de 2010 formando a MAN Diesel & Turbo. Nessa nova estrutura, poderão ser alcançadas sinergias de 60 milhões de euros, por exemplo, com novos pacotes de produtos com a combinação de usinas a Diesel e turbinas, por meio do aproveitamento comum da rede de compras, vendas e pós-venda.

www.vwtruckandbuses.com

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