Montadora cresceu 5,9% sobre o volume de 2008 no segmento de veículos comerciais
A Ford Caminhões anuncia que negociou 22.205 veículos comerciais em 2009, o que representou participação de 23,5%, excluindo o segmento de caminhões extrapesados onde a empresa não atua. O resultado representa um recorde da marca no segmento de comerciais e um crescimento de 5,9% sobre o volume de 2008.
Segundo o diretor de Operações de Caminhões, Oswaldo Jardim, grande parte da produção foi absorvida pelo mercado interno, o que resultou no melhor ano da história no Brasil. Em dezembro, por exemplo, a empresa comercializou 2.496 caminhões no varejo. “A Ford foi a montadora de caminhões que apresentou o melhor resultado entre todas instaladas no Brasil. Em termos de produção, o segmento foi bastante afetado pela queda das exportações. O setor reduziu a produção de caminhões em 26,1%, em média, com picos de 40% em algumas marcas. Já a Ford Caminhões apresentou uma queda menor (19,18%) do que os seus principais competidores”, garante.
Segundo a empresa, as novidades introduzidas na linha Cargo 2010 impulsionaram as vendas da principal linha da Ford. Nos caminhões leves, a companhia aumentou sua participação para 27,1%, ganho de 2 pontos porcentuais. O modelo Cargo 815e avançou 19% e atingiu 2.804 unidades. Já o Cargo 712 cresceu cerca de 40% em volume.
O ano de 2009 também marcou o início da atuação da empresa no segmento de vans com o lançamento da linha Transit. “Trata-se de um produto de alto nível muito bem recebido pelo mercado. Em dezembro, a Transit já atingiu participação nacional de 7,5% e o recorde de 180 unidades no varejo. Esperamos crescer em 2010 especialmente porque, no segundo trimestre de 2010, será lançada a versão chassi-cabine. Esse modelo, a exemplo das demais versões da Transit, aumenta a opção para circulação em zonas de máxima restrição urbana”, diz.
De acordo com Jardim, a Ford investirá R$ 370 milhões nas operações do Brasil até 2013, o que permitirá lançar produtos no mercado sul-americano e participar com força numa das regiões mais disputadas do mundo.