Criada em 2001 e focada em modelos com potência até 1.500 hp, empresa planeja faturamento de R$ 105 milhões ao fim do ano que vem
A EIF – Engenharia e Investimentos Ferroviários, empresa voltada para a manutenção, reforma e comercialização de locomotivas, comemora hoje uma carteira cheia e tem planos otimistas para o ano que vem. A meta de faturamento estabelecida para 2010 em R$ 105 milhões começou a ser construída, segundo a empresa, com a decisão de dedicar-se à fabricação de equipamentos modelos diesel-elétricos com potência inferior à 1.500 hp.
Anunciado em novembro de 2008 no site da Tecnologística, o lançamento da EIF 1000 foi um sucesso: sua primeira unidade foi vendia à CSN Cimentos e entregue já em janeiro seguinte. O fato despertou o interesse do estado do Rio de Janeiro, que através de incentivos fiscais, conseguiu que a fabricante mudasse sua planta de Paulínia (SP) para Três Rios (RJ), para o Condomínio Industrial da Açotel, onde pretende criar um pólo ferroviário.
Instalada em uma área de 4.000 metros quadrados, que exigiu investimentos de R$ 2,5 milhões, a nova planta da EIF está operante desde junho último. A produção atual se ocupa de duas locomotivas EIF 1000 para a divisão de Aços Longos da CSN e uma terceira destinada à atividade da ALL para a Camargo Corrêa, unidades que serão entregues entre março e maio do ano que vem.
O contrato com a ALL é o primeiro na modalidade de locação para um período de cinco anos, renováveis por mais cinco, com manutenção sob responsabilidade da EIF. Além disso, a empresa tem em andamento outros projetos que, ao lado da fabricação de modelos de baixa potência, devem suportar sua expectativa de faturamento para o ano que vem, como projetos de reforma e revisão geral de outras três locomotivas, operação e manutenção de esmerilhadora de trilhos, modernização de desguarnecedora de lastro e adaptação de bitola.