De acordo com os dados divulgados relativos ao primeiro trimestre de 2004, as três empresas do Grupo Araçatuba bateram seus próprios recordes de crescimento. A Expresso Araçatuba, teve um crescimento de 19,6%. Foram R$ 29.272 milhões, contra pouco mais que R$ 24 milhões do ano anterior.
Os principais protagonistas do crescimento, segundo a diretoria, foram o início das operações da nova base de Belém do Pará, as operações para o Mercosul e ampliação das áreas de atuação. A meta para o ano é crescer 19%. Além disso, a empresa está de gerente novo na filial Rio de Janeiro.
Hermínio Monteiro Pereira, com 28 anos de experiência na área de vendas e transporte é o nome. Com passagem pela TNT Brasil e transportadoras em geral, o objetivo de Hermínio é alavancar em 50% o faturamento da filial (R$ 5,7 milhões em 2003). As ações a serem tomadas para assegurar a meta vão desde a mudança de terminal até a diminuição de utilização de veículos agregados. Leia mais aqui.
A segunda empresa, a Golden Cargo, aumentou o faturamento em 98%. Para o diretor comercial da Golden Cargo, Mauri Mendes, a diferença entre 2003 e 2004 decorre da implantação da nova política de vendas dos fabricantes de defensivos, ou, venda ao consumidor final nos períodos de aplicação dos produtos na lavoura. Faturamento alto, investimento alto. A Golden vai adquirir 62 caminhões das marcas Mercedes-Benz e Scania, totalizando R$ 7,5 milhões de investimento.
Já a Exata Logística atingiu um faturamento 41,7% maior que o mesmo período do ano anterior (de janeiro a março). Em reais, isso significa que a empresa pulou de R$ 3 para R$ 4,2 milhões. De acordo com o diretor da Exata, Mauricio Pastorello, os números refletem o novo direcionamento na área de atuação da empresa.
Alguns segmentos foram definidos: autopeças e mecânica, eletroeletrônicos, telecomunicações, entre outros. A previsão inicial era faturar 50% mais que em 2003, mas os primeiros números indicam um crescimento anual maior.