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Santos Brasil eleva produtividade operacional em 2008

Por Redacción el 23 de enero de 2009 a las 15h07 (atualizado em 05/05/2011 às 11h48)

A capacidade de movimentação por navio cresceu em razão de investimentos em tecnologia e adoção de máquinas maiores

Desde o final do ano passado, a Santos Brasil,  vem realizando uma série de ações e otimizando seus resultados. Entre as iniciativas estão as aquisições de equipamentos de grande porte para alavancar a produtividade e atingir níveis de desempenho cada vez melhores. Prova disso são os sucessivos recordes na movimentação dos seus terminais em 2008. No Convicon, em Vila  do Conde (PA), por exemplo, no final de dezembro, a empresa atingiu a marca histórica de 41 contêineres movimentados por hora (mph). No mesmo período, o mesmo aconteceu no Tecon de Santos, cujo desempenho alcançou o volume de 91,43 contêineres mph – esses números fazem referência a operações em um único navio em cada porto.

Segundo Antônio Carlos Sepúlveda, diretor de Operações da empresa, os recordes estão relacionados com os esforços empreendidos na busca da eficiência contínua. “Esses números reforçam nosso compromisso em oferecer uma operação rápida e segura aos nossos clientes por meio de investimentos constantes em tecnologia, atualização de equipamentos e, principalmente, em permanente qualificação da nossa equipe”, comenta. O montante de inversões não foi revelado.
 
O Convicon começou a ser operado pela Santos Brasil em fevereiro do ano passado e é o único terminal de contêineres da região Norte a utilizar guindastes portuários sobre rodas, tipo MHC, com capacidade para 100 toneladas. Até abril próximo, a empresa colocará em operação um segundo guindaste. Já no Tecon de Santos, até julho deste ano, seis portêineres da geração super-post-Panamax, que podem de operar o dobro do volume de outros guindastes – ou seja, simultaneamente, dois contêineres cheios de 40 pés ou quatro de 20 pés – entrarão em operação. “O terminal será o primeiro das Américas a atuar com esses equipamentos, capazes de alcançar a extremidade dos maiores navios em atividade no mundo.” Para se ter uma idéia, o porto santista  recebe, atualmente, navios para até 5.500 TEUs e esses equipamentos são capazes de operar embarcações acima de sete mil TEUs. Além disso, a partir de março, mais doze RTGs (Guindastes sobre pneus) integrarão a frota de equipamentos do Tecon de Santos.

Parceria

Em parceria com a Companhia Docas de Imbituba, a Santos Brasil participou da dragagem emergencial de aprofundamento do Porto de Imbituba, em Santa Catarina, onde mantém um terminal desde março de 2008. O serviço contemplou a retirada de 450 mil metros cúbicos de areia, permitindo atingir uma profundidade superior aos 9,5 metros em cada um dos quatro berços de atracação existentes.

O montante de investimento divulgado foi de aproximadamente R$ 4 milhões, oriundo da Taxa Especial de Dragagem do próprio porto. Contudo, o valor foi adiantado pela Santos Brasil para a Companhia Docas de Imbituba, para acelerar o procedimento, necessário devido às questões climáticas que provocaram o assoreamento do local. Na estrutura portuária de Imbituba (SC) são movimentados granéis sólidos e líquidos, congelados, contêineres e carga geral.

www.santosbrasil.com.br

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