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Serviços logísticos da Atlas crescem 45%

Por Redacción el 30 de octubre de 2008 a las 9h33 (atualizado em 05/05/2011 às 14h14)

A empresa de transportes e logística anuncia resultados acima do mercado e amplia áreas de atendimento e frota

Para manter o padrão de serviços que tem gerado uma taxa de crescimento de 45% na divisão de logística e de 25% na de transporte neste ano, a Atlas vem investindo fortemente nos dois últimos anos. Só a compra de carretas consumiu R$ 10 milhões, e a inauguração e ampliação de diversos armazéns e CDs também vem acontecendo dentro do planejamento de investimentos da empresa. A meta é fechar o ano atual com uma receita 30% maior do que a de 2007, que atingiu R$ 321 milhões.

Francisco Megale, presidente da Atlas, revela que os resultados da empresa estão relacionados à prospecção de novos mercados, à elevação dos níveis de serviços e à ampliação da estrutura nos dois últimos anos. Para se ter uma idéia, a divisão de transporte cresceu 21% de 2006 para 2007 e, neste ano, em relação ao ano passado, o percentual já atingiu 25%. Na atividade de logística o resultado é muito superior: 45% de crescimento sobre o ano de 2007. “Prevemos um salto no faturamento de R$ 7 milhões no ano passado para R$10 milhões neste ano nestes serviços”.

Nas contas do empresário, em 2009 a Atlas vai continuar no mesmo ritmo de crescimento e deve dobrar o faturamento da divisão de logística. No segmento rodoviário, a carga fracionada, de lotação, logística Reversa e o serviço aéreo têm ganhado destaque. Mesmo com a crise, o impacto nos negócios da empresa não será tão acentuado. A revisão do empresário para o cenário econômico prevê uma oscilação de 3% para baixo em 2009, permitindo que mesmo assim a empresa cresça 18%. Já para 2010, levando em conta os projetos em curso, a Atlas continuará mantendo a meta de crescer 25%.

“Temos dois novos contratos para começar a operar com indústrias de autopeças, no começo do próximo ano, que nos permitirão alcançar esse objetivo”. Megale antecipa que a empresa fará a gestão integral do CD desses clientes – cujos nomes ainda não podem ser revelados – e já planeja investir na aquisição de equipamentos de movimentação. Os novos serviços integram armazenagem, passando pela gestão do estoque e todas as etapas do processo – picking, abastecimento de linhas de produção, milk run até a entrega efetiva das cargas nos clientes. “Podemos viabilizar as operações tanto em centros de distribuição compartilhados ou mesmo desenvolver operações 100% customizadas”, comenta Megale.

Infra-estrutura

Para dar suporte à sua estratégia de crescimento, a Atlas começou a investir em sua infra-estrutura em várias frentes. Na região Norte, no último 19 de outubro, foi inaugurado o CD de Belém, totalmente projetado para atender às demandas da filial. A construção foi iniciada em julho de 2006 e recebeu um investimento de R$ 6 milhões, computando a área total de 35 mil metros quadrados, sendo 5 mil metros quadrados exclusivamente dedicados à movimentação, separação e demais serviços. O local possui 31 docas para caminhões, 15 das quais equipadas com niveladores mecânicos.

No Nordeste duas unidades receberam investimentos no ano passado. O terminal de Salvador foi ampliado de 4 mil metros quadrados para 10 mil metros quadrados. Já o de Recife, saiu de 600 metros quadrados para 4,5 mil metros quadrados de área construída – neste caso, Megale revela que o investimento foi de R$1,5 milhão.

Neste ano, as regiões Sul e o Sudeste foram os alvos das mudanças. A área da unidade de Porto Alegre foi duplicada para 9 mil metros quadrados e será inaugurada nos próximos dias (o investimento também foi de R$ 1,5 milhão). No primeiro semestre de 2009 ficará pronta a estrutura de Sumaré (SP), um grande projeto onde será construído, em um terreno de 22 mil metros quadrados, um CD com 8 mil metros quadrados de espaço físico. “Esta estrutura, orçada em R$ 10 milhões, vai viabilizar o atendimento das indústrias deste pólo econômico”, comenta Megale.

“A maior parte desses projetos, em especial a aquisição de frota, de terrenos para a ampliação e o novo CD de Sumaré, foi feita com recursos 70% próprios e 30% com financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)”, detalha Megale. As iniciativas vão além.

Com o intuito de viabilizar seu programa de crescimento até 2010, a Atlas também está lançando mão da alternativa de locação, no modelo ‘build to suit’. São os casos da ampliação dos terminais de Contagem (MG), Joinville (SC) e Guarulhos (SP). O primeiro foi inaugurado em agosto, envolvendo um contrato de aluguel de uma área de 3,5 mil metros quadrados. O segundo, que ficará pronto em abril de 2009, tem uma área de 2,5 mil metros quadrados. O novo CD de 8 mil metros quadrados, de Guarulhos (SP), dará suporte às atividades da atual estrutura da capital São Paulo, que já está no limite.

Além dessas novidades, a Atlas mantém ainda uma estrutura de 40 filiais em quase todo Brasil – com exceção de Acre, Amapá e Roraima – e conta com uma frota própria de 350 veículos, mais 750 terceirizados em regime de exclusividade. Destacam-se na estrutura o CD Multiclientes de Barueri para 10 mil posições paletes – usados por empresas como Bradesco, Amazon PC, B2W (Americanas.com, Shoptime e Submarino), Bausch Lomb e a Global Branding –, na região da Grande São Paulo, e o CD climatizado de Jundiaí, dedicado exclusivamente a operação da indústria farmacêutica Johnson & Johnson.

Com esses investimentos, a logística da Atlas ganha 3 mil posições paletes neste ano, passando de 7 mil (2007) para 10 mil até o final de 2008. A previsão é alcançar 20 mil posições paletes em 2009, sobretudo com a inauguração do novo CD em Sumaré, na região de Campinas (SP).

www.atlastransportes.com.br

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