Empresa de cargas aéreas inicia 2008 com projeto de documento eletrônico em parceria com IATA
A Lufthansa Cargo encerrou o exercício de 2007 com um aumento em seu lucro operacional de 66,5% em relação a 2006, passando de um montante de 81,5 milhões de euros para 135,6 milhões de euros, em um ano marcado também por uma queda nas receitas de faturamento em 3,8%, que passaram de 2,85 bilhões em 2006 para 2,74 bilhões em 2007.
Durante o ano passado, a subsidiária do segmento de cargas do Grupo Lufthansa transportou 1,8 milhão de toneladas em cargas e correio, um aumento de 2,6% em relação aos números de 2006. A capacidade em 2007 aumentou 2,2% para 12.236 bilhões de toneladas-quilômetro de carga aérea, enquanto as vendas subiram 4,3% para 8.451 bilhões de toneladas-quilômetro transportadas. O fator de aproveitamento do espaço, que teve um crescimento de 1,4%, chegou a 69,1%.
Investimento em tecnologia
Em mais uma soma à sua política de cooperações, a Lufthansa Cargo acaba de assinar em parceria com a International Air Transport Association (IATA) um acordo de cooperação em Frankfurt para o lançamento do projeto “e-freight” da associação. Esse contrato marca uma nova fase da iniciativa mundial da IATA destinada a eliminar a necessidade de transportar documentos em papel por via aérea.
A Lufthansa será responsável pelo gerenciamento do projeto na Alemanha e irá supervisionar a implementação efetiva dos processos necessários para todos os grupos de influência na cadeia de suprimentos, simplificando os processos.
“Os documentos de cargas produzidos em todo o mundo são suficientes para lotar 39 aeronaves Boeing 747-400 por ano. A iniciativa da IATA permitirá a nós manipular eletronicamente toda a papelada na cadeia de suprimentos integral, em um projeto mais amigável ao meio-ambiente”, explica Markus Witte, gerente do Projeto da Lufthansa Cargo. “O e-freight irá suprir os transportadores de cargas com uma qualidade melhor de dados, melhorando a eficiência do supply chain e o serviço aos clientes, a um custo menor”.
O projeto teve início como parte da iniciativa “Simplificando os Negócios” da IATA, cujo início deu-se em 2004 e continuou no ano passado com uma fase-piloto em cinco mercados. Os resultados obtidos nesta etapa serão agora colocados em prática em outros mercados, incluindo a Alemanha, com previsão de conclusão até 2010.
Premiação em revista
Em uma enquete de âmbito mundial, a revista de logística norte-americana Air Cargo World escolheu a Lufthansa Cargo como melhor empresa de carga aérea do mundo entre 84 prestadoras de serviço, pela segunda vez consecutiva. Na quarta edição da pesquisa anual da revista, foram interrogados executivos de agências internacionais de carga aérea e as participantes foram avaliadas em quatro quesitos: serviço ao cliente, desempenho, relação custos/benefícios e tecnologias da informação utilizadas. Em todas os critérios, a Lufthansa Cargo ficou entre os primeiros colocados.