Ibovespa
120.766,57 pts
(-1,09%)
Dólar comercial
R$ 6,19
(1,87%)
Dólar turismo
R$ 6,43
(2,03%)
Euro
R$ 6,44
(1,59%)

Exata Logística fatura R$ 60 milhões em 2007

Por Redacción el 14 de febrero de 2008 a las 14h58 (atualizado em 05/05/2011 às 17h48)

Empresa investirá nos atuais mercados de atuação no primeiro semestre e na expansão geográfica no segundo semestre

Provedora de soluções e serviços como transporte, distribuição, armazenagem e supply chain, a Exata Logística encerrou o ano passado com um faturamento de R$ 60 milhões, um resultado 43% maior em relação aos R$ 42 milhões obtidos em 2006 que superou a meta de atingir R$ 52 milhões de faturamento em 2007. Para este ano, quando completa dez anos de atuação, a empresa do Grupo Arex pretende expandir a sua estrutura de atendimento com novas instalações de seus centros de distribuição (CDs) e alcançar R$ 80 milhões em faturamento.

Segundo Mauricio Pastorello, diretor-geral da Exata Logística, o ano de 2007 foi de grande crescimento em virtude de uma série de acertos no campo estratégico, aliados a uma política comercial agressiva. Entre as conquistas da operadora logística, está a renovação por mais três anos do contrato com a Vivo para administração dos 12 CDs da prestadora de serviços de telecomunicações nas regiões Centro-Oeste e Norte do país, além da execução da logística comercial e de rede.

“A Exata conseguiu buscar seu espaço oferecendo soluções flexíveis e mantendo seu foco em contratos médios”, explica o diretor, ressaltando que a empresa não está interessada em brigar com as gigantes do setor de prestação de serviços pelos contratos milionários – e, no caso da Vivo, Pastorello considera este também um contrato médio pelo fato de as operações serem regionalizadas e teoricamente independentes, e não a chamada “operação por zona”.

Este ano, a Exata está ampliando a estrutura de atendimento de seus centros de distribuição espalhados pelo Brasil (são 14 no total), muitos dos quais serão desativados e substituídos por armazéns concebidos no modelo build to suit. O primeiro deles, na cidade de Aparecida de Goiânia (GO), está na verdade funcionando desde dezembro do ano passado, mas a inauguração oficial será em março. “Tínhamos um CD de 400 metros quadrados na cidade com uma operação dedicada para a Vivo, e migramos para um CD de quatro mil metros quadrados, que passou a ser multiclientes, para todos os tipos de produtos distribuídos na região Centro-Oeste”, explica Pastorello.

Os próximos CDs da Exata a serem inaugurados ainda no primeiro semestre, seguindo o modelo de construção sob medida para atender às necessidades específicas da empresa, estão localizados nas cidades de Manaus (abertura prevista em abril), Porto Velho (em final de construção) e Cuiabá – nesta, as obras acabam de ser iniciadas. Os nomes dos investidores responsáveis pelo financiamento das obras não são divulgados pela Exata.

Contando atualmente com um único centro de distribuição no Nordeste, localizado na cidade de São Luís, a Exata está estudando um projeto com um único cliente âncora – cujo nome não é divulgado – para a expansão de sua presença na região com a abertura de seis CDs ainda em 2008. “A nossa estratégia é crescer nas cidades onde já estamos, com clientes atuais e novos, mas crescer geograficamente também. Vamos tratar desta expansão no segundo semestre, que é o caso do Nordeste, enquanto o chamado crescimento interno, nas localidades em que já estamos presentes, é o objetivo no primeiro semestre”, completa o diretor.

Tecnologia e novos serviços

Os planos da Exata em 2008 incluem também o início da prestação de serviços de gestão de comércio eletrônico (e-commerce) a partir do mês de março, que consiste basicamente na oferta de tecnologia para gerenciamento de todo o processo de venda eletrônica, incluindo desde o site até as soluções para administração de pedidos, de armazéns e de transporte.

“Caso o cliente queira montar uma loja virtual, vamos oferecer desde o sistema para colocar o site no ar até o serviço de recebimento do pedido, análise de crédito, cobrança, separação, emissão da nota fiscal, transporte e entrega – ou seja, é uma solução de e-commerce para empresas que desejam vender produtos pela Internet e não querem desenvolver nada”, explica Pastorello, completando que o trabalho de desenvolvimento foi executado em parceria com empresas de análise de crédito, ‘desenvolvedores’ de sites e fornecedores de sistemas de gestão de informação.

Completando o quadro, a operadora logística colocará em prática um plano estratégico de informática concebido em 2007, no qual procurou conhecer os sistemas disponíveis no mercado para a instalação de uma nova plataforma tecnológica na empresa. O projeto resultou na opção pela implementação dentro da própria Exata de um conjunto de soluções englobando WMS, OMS, TMS, Business Intelligence e CRM, em um investimento que chegará a R$ 1,7 milhão. O parceiro para a instalação dos sistemas já foi escolhido e a instalação deverá ser concluída até o mês de agosto.

www.exatalogistica.com.br

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar