As regiões Norte e Nordeste ganharam mais oito terminais
A empresa Ramos Transportes fechou o balanço de 2007 com um crescimento 17% maior em relação a 2006 – quatro pontos percentuais acima da projeção definida inicialmente. Segundo Tibério Ramos, diretor de Desenvolvimento e Expansão da empresa, os principais fatores que influenciaram no resultado foram os investimentos realizados em novos terminais nas regiões Norte e Nordeste. Para não deslocar recursos em unidades próprias, a empresa aderiu ao sistema de locação, realizando parcerias com investidores imobiliários, que constroem terminais sob medida e passam a alugá-los.
“Com o crescimento frenético de muitos segmentos da economia, não vale a pena investir capital em estruturas próprias, que podem chegar ao limite de capacidade em pouco tempo”, explica. Só em 2007 a empresa inaugurou oito terminais e ampliou mais três, aumentando a capilaridade da empresa nestas regiões do país – só no Nordeste a Ramos possui 22 unidades e mais cinco no Norte, responsáveis por sete mil entregas diariamente e pela geração de 2.286 postos de trabalho. “A expansão que estamos promovendo em nossa estrutura desde 2005, e o próprio aquecimento do mercado, tem permitido um incremento contínuo, em especial nestas duas regiões, onde já mantemos a liderança em atendimento”, explica o executivo.
Para se ter uma idéia, foram inaugurados novas unidades em Aracajú, Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE), Caruaru (PE), Itabuna (BA) Manaus e mais uma em Rio Branco, onde a empresa ainda não estava presente. O foco nestas regiões está associado, segundo Ramos, com a melhor distribuição de renda que elevou os níveis de consumo e com a migração de muitas indústrias para fora dos tradicionais centros urbanos já saturados – sem contar o incentivo fiscal oferecido por muitos estados para atrair empresas, é claro. Entre os produtos que mais contribuíram para com o crescimento dos negócios da transportadora estão os eletroeletrônicos da Zona Franca de Manaus, além dos segmentos de e-commerce, farmacêuticos e cosméticos.“Hoje a Ramos tem 56 unidades de atendimento em todo o país”, comemora o executivo.
Todas as novas unidades da Ramos já contemplam a possibilidade de expansão e as antigas estão sendo otimizadas para movimentar um volume 40% maior de cargas. “Configuramos nossa atuação no Norte e Nordeste de modo que 76% da população tenha uma unidade de atendimento da empresa a no máximo 200 quilômetros de distância. Cada terminal novo já é construído com um layout específico, incorporando melhorias e adaptações necessárias facilitar os serviços, como piso especial para a operação de empilhadeiras, paleteiras e equipamentos variados, área de armazenagem, sistemas de controle, pátio para caminhões com docas para embarque e desembarque de cargas para 30 caminhões simultâneos.
Obviamente, para dar conta do incremento na estrutura, a transportadora aumentou a frota em 162 unidades, em 2007, entre veículos e implementos, totalizando 350 semi-reboques. Para 2008, as projeções são otimistas: construir mais quatro terminais – dois dos quais em Imperatriz (MA) e Cuiabá –, aumentar a família de veículos próprios em mais 200 semi-reboques e elevar o faturamento em 15%. Tibério Ramos adianta ainda que em 2007 foi criada uma nova diretoria específica para o desenvolvimento de novos projetos, alguns dos quais já estão maturando.