Transportadora encerrou 2007 com um faturamento de R$ 250 milhões, um crescimento de 17,5% frente a 2006
O Expresso Araçatuba fechou o ano de 2007 com um incremento de 17,5% em relação a 2006, obtendo faturamento de R$ 250 milhões, contra R$ 213 milhões alcançados no ano anterior. O resultado, segundo informações divulgadas por sua assessoria de imprensa, superou as expectativas, uma vez que projeções davam conta de um crescimento de 16% no ano. Em volume de cargas transportadas, o aumento foi de 16%, atingindo um total de 260 mil toneladas.
Para o diretor de vendas do Expresso Araçatuba, Geraldo Corrêa, os bons resultados são reflexos da política de investimentos e fidelização de clientes, implementada pela empresa durante o ano. “Investimos na capacitação de nossos colaboradores, em ampliação e renovação de frota e na infra-estrutura de filiais com o objetivo de oferecer um serviço diferenciado para nossos clientes”, diz.
As metas para este ano já estão definidas. Corrêa divulga que o objetivo é continuar crescendo em torno de 20%, mantendo a política de investimento e os serviços oferecidos. “Para 2008, estamos prevendo alcançar R$ 300 milhões em faturamento e, para isso, investiremos R$ 28 milhões durante o ano”, afirma. Desse valor, explica o executivo, R$ 20 milhões serão destinados à ampliação e renovação da frota que hoje conta com cerca de 750 veículos próprios.
Os R$ 8 milhões restantes serão investidos em melhorias na infra-estrutura como, por exemplo, a finalização das obras de ampliação das filiais Goiânia, Cuiabá, Belém e São Paulo. “Com essas obras finalizadas, termos condições operacionais para atender nossos clientes com cada vez mais eficiência”, resume.
Retrospectiva
O ano de 2007 foi marcado pela expansão da companhia. Isso porque, o Expresso Araçatuba promoveu a inauguração de três postos avançados – Marabá (PA), Santarém (PA) e Nova Serrana (MG) – um terminal em Rio Verde (GO) e uma filial em Macapá. Além disso, a filial Belo Horizonte passou a operar em um novo espaço, com melhor localização em relação aos entroncamentos rodoviários da região.
Quanto à atuação internacional, a empresa implantou uma nova estrutura na Argentina, local em que passou a atender aos clientes com equipes comercial, administrativa e financeira próprias. Além disso, a companhia investiu na aquisição de dez carretas tipo Sider, mais práticas e indicadas para viagens internacionais.
O ano que passou também marcou a implantação do programa Coordenadores de Qualidade, iniciativa que tem como meta garantir a precisão dos processos internos nas regiões atendidas pelo Expresso Araçatuba.
A infra-estrutura logística brasileira também mereceu atenção da transportadora. Em agosto, a empresa promoveu uma expedição pela BR-319, estrada que liga a capital do estado de Rondônia, Porto Velho, a Manaus, capital do Amazonas. Na ocasião, foi verificado que a via seria a melhor alternativa de acesso à capital amazonense, caso estivesse em bom estado. Após uma viagem que durou 33 horas – tempo gasto para cobrir uma distância de 890 km – os participantes do projeto puderam verificar que há viabilidade técnica para a recuperação da estrada.