De janeiro a agosto, porto movimentou 4,3 milhões de toneladas
O Porto Municipal de Itajaí apresentou, de janeiro a agosto, movimentação 5% superior se comparada ao mesmo período de 2006. No acumulado, o terminal movimentou 4,3 milhões de toneladas nos oito primeiros meses de 2007.
Individualmente, o berço 3, administrado pela superintendência do porto municipal, – em Itajaí, parte da estrutura portuária é arrendada pela empresa Teconvi – apresentou o melhor desempenho: 1,1 milhão de toneladas movimentadas, crescimento de 25% frente ao mesmo período de 2006. Até agosto, 160 navios atracaram no berço, crescimento de 6% se comparado ao ano anterior. Ao todo, as instalações administradas pelo poder público respondeu por 26% da movimentação no porto.
Vale lembrar que, até agosto do ano passado, o berço 3 movimentava principalmente açúcar. Com apoio de entidades ligadas ao setor, a superintendência conseguiu alterar uma normativa do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), permitindo, assim, a atração no local de navios full-container.
Os terminais privados também apresentaram números expressivos Até o oitavo mês do ano, foram registradas 112 atracações nos terminais da Braskarne e Dow Química, aumento de 68% com relação ao ano anterior. Já a movimentação de mercadorias somou 511,1 mil toneladas, crescimento de 135% frente ao mesmo período de 2006.
O superintende do porto, Wilson Rebelo, comemora os resultados, mas faz uma ressalva. “O crescimento tem que ser constante, mas organizado e sustentável. Só assim poderemos cada vez mais gerar empregos e renda para a nossa cidade e toda a região”, afirma.