Projeto Despoluir visa manter o nível de emissão de fumaça preta, além de reduzir o consumo de óleo diesel
Os caminhões que compõem a frota da Coopercarga estão passando, todas as quartas e quintas-feiras, no posto de abastecimento e manutenção da empresa, em Concórdia (SC), pelo teste da fumaça preta. A ação faz parte do Projeto Despoluir, que mede o nível de emissão de poluentes por meio da fumaça emitida pelos veículos.
Outras metas da iniciativa são reduzir o consumo de óleo diesel e manter o veículo dentro das exigências do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).
O técnico em segurança do trabalho da Coopercarga, Cleiton Morche, explica que, quando constatados níveis de emissão acima do permitido, os veículos são encaminhados para manutenção. “Em apenas um dia de testes, foram averiguados 22 caminhões, sendo que apenas um estava com o nível acima do permitido”, diz.
Em Concórdia, o programa existe desde 2001 e é coordenado pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Oeste e Meio Oeste Catarinense (Setcom). No estado de Santa Catarina, o órgão responsável é a Federação das Empresas de Transporte de Cargas de Santa Catarina (Fetrancesc). Já em âmbito nacional, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) coordena o programa.