Montadora comercializou mais de 180 mil caminhões em 2006
A Iveco mundial fechou 2006 com aumento nas vendas e lucro bem maior do que o alcançado em 2005. O lançamento de produtos e a melhoria nos serviços de pós-venda são apontados pela empresa como a base dos bons resultados: a montadora vendeu, no ano passado, um total de 181,5 mil caminhões em todo o mundo, 5,2% a mais do que em 2005, e o faturamento totalizou 9,1 bilhões de euros, 7,7% superior na comparação com o ano anterior.
O lucro operacional foi de 546 milhões de euros em 2006, 64% maior do que o resultado de 2005, alcançando a meta estipulada pelo Grupo Fiat de um retorno de 6% sobre as vendas – em 2005, o índice foi de quase 4% sobre as vendas.
Atuando nos cinco continentes, a Iveco segue tendo na Europa Ocidental seu mercado mais forte, responsável por cerca de 73% das vendas em 2006, enquanto a Europa Central e Oriental responderam por aproximadamente 10% no ano passado. Outros 10% foram provenientes da Ásia, enquanto a região do Pacífico foi responsável também por 10% das vendas.
Na América Latina, a Iveco vendeu 12 mil caminhões em 2006, repetindo os números de 2005 e garantindo à região um índice aproximado de 7% de participação nas vendas totais da marca. Apesar da retração do mercado brasileiro de caminhões, o resultado foi considerado positivo porque a montadora compensou esta queda com a alta demanda pela marca nos mercados argentino e venezuelano, entre outros.
Os dados de 2006 indicam que os serviços de pós-vendas representaram cerca de 15% do faturamento da empresa, enquanto a gama de modelos leves entrou com um quarto das receitas, os caminhões médios com 10%, os pesados com cerca de 40% e a linha de passageiros com aproximadamente 15%.