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Portos e terminais batem recordes de movimentação em 2006

Por Redacción el 11 de enero de 2007 a las 14h32 (atualizado em 06/05/2011 às 17h16)

Os portos e terminais de uso privativo (TUPs) bateram recordes na movimentação de contêineres em 2006: tanto o número de contêineres quanto o peso total da carga conteinerizada subiram 70% em relação a 2002, quando a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) foi criada. Em comparação a 2005, o aumento do número de contêineres foi de 7,3% e do total de toneladas, de 9,3%.

Houve quebra de recordes também na movimentação geral de cargas. Em 2006, os portos e TUPs brasileiros movimentaram 29% mais toneladas de carga do que no ano de 2002 – só em relação a 2005, o aumento médio foi de 5%. Desde então, o total de toneladas movimentadas subiu de 529 milhões para cerca de 682 milhões. “O aumento nas exportações e a melhoria da capacidade gerencial dos principais portos do país ajudaram a melhorar os números do desempenho portuário”, explica Celso Quintanilha, superintendente de Portos da Antaq.

Portos de destaque

O Porto de Santos é o principal destaque tanto na movimentação de contêineres quanto na de cargas geral. Em 2006, a quantidade de contêineres movimentados foi de 1,5 milhão, com peso total de 25,5 milhões de toneladas – em 2005, esses números foram de 1,4 milhão de unidades e 23,3 milhões de toneladas. Já em relação à movimentação como um todo, o porto santista subiu de 71,9 milhões para 75,5 milhões de toneladas.

Outros portos que se destacaram na movimentação de contêineres foram os de Itajaí e São Francisco do Sul (SC). O primeiro movimentou 387.200 contêineres em 2006, com peso total de 5,5 milhões de toneladas. Em 2005, a movimentação total ficou em 360.597 contêineres, com peso total de cinco milhões de toneladas, ou seja, o aumento foi de 7% na quantidade movimentada e de 10% do peso total em toneladas.

Já em São Francisco do Sul, a movimentação foi de 191.251 unidades em 2006, contra 178.111 no ano anterior. Os pesos totais ficaram em 2,8 milhões de toneladas em 2006 e 2,5 milhões em 2005. “Como a movimentação de soja transgênica em Paranaguá foi proibida, o produto passou a ser movimentado em São Francisco do Sul. Daí esse crescimento no número de contêineres”, explica Hélio Silva, gerente de Gestão e Desempenho Portuário da Antaq.

Quanto à movimentação geral de cargas, despontaram também os portos de Paranaguá (PR), que subiu de 29,2 milhões de toneladas em 2005 para 30,7 milhões em 2006, e Rio Grande (RS), que alcançou 18,9 milhões de toneladas no ano passado contra 17,9 milhões em 2005.

www.antaq.gov.br

 

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