Ibovespa
124.610,41 pts
(-2,40%)
Dólar comercial
R$ 5,99
(1,30%)
Dólar turismo
R$ 6,22
(1,53%)
Euro
R$ 6,32
(1,25%)

Gold Logística fecha 2006 com aumento de operações

Por Redacción el 19 de diciembre de 2006 a las 11h49 (atualizado em 06/05/2011 às 17h22)

Segmentos editorial/gráfico, de alimentos e eletroeletrônico foram responsáveis pelo crescimento em armazenagem e movimentação

Localizada na cidade de Embu, na Grande São Paulo, a Gold Logística fechará 2006 com um aumento na prestação de serviços de armazenagem e movimentação dos segmentos editorial/gráfico, de alimentos e de eletroeletrônicos. O crescimento varia de 25% a 80% de acordo com o setor e a operação. Juntos, os três segmentos foram responsáveis por 90% das operações executadas pela operadora logística este ano.

A empresa atende o mercado editorial desde 2002, incluindo a Editora Abril (primeiro cliente da Gold neste segmento), a Editora Caras e a NBO Editora. O ano de 2006 termina com a armazenagem de 25 milhões de unidades entre todos os títulos e uma movimentação mensal de aproximadamente sete milhões de unidades – no ano passado, a armazenagem englobou 20 milhões de unidades e a movimentação mensal foi de 5,2 milhões, ou seja, este ano os índices foram de 25% e 35% maiores, respectivamente.

Para estes clientes, a Gold centraliza o recebimento, a armazenagem e todo o manuseio em um único local. “Além destes serviços, podemos atender à rotina de números atrasados, expedição e controle das solicitações dos assinantes, ou clientes de nossos clientes, inclusive com o controle financeiro do processo”, afirma Luciano Roberto Filho, diretor Comercial da Gold.

Cerca de 30% do faturamento total da empresa são provenientes do segmento editorial, dos quais 22% diretamente da divisão de logística reversa – o escopo principal. “Fazemos o recebimento do volume não-vendido em bancas (encalhe), que necessita de algum manuseio, e também a preparação de materiais para relançamentos e promoções”, completa o diretor. O manuseio pode envolver a conferência e a seleção, a inserção de materiais diversos nas publicações, a aplicação de filme PVC, a etiquetagem e a montagem de kits.

Instalada em área própria de cem mil m², da qual 14.000 m² são de área coberta dividida em três armazéns suspensos a 1,3 m do solo e pé direito de 7,5 m, a Gold possuía, até o ano passado, somente um dos armazéns verticalizado. Em 2006, a operadora logística iniciou a instalação de estruturas em mais um deles para cobrir o aumento da demanda do segmento editorial. “Foi necessário verticalizar uma nova área com estrutura porta-paletes para armazenagem dos materiais já selecionados, bem como separar uma nova área de manuseio com mais 15 seladoras”, explica Roberto Filho. Atualmente, a área destinada às operações do segmento editorial é aproximadamente 30% do total da área coberta.

Em 2007, os planos da Gold para este segmento são aprimorar o processo de recebimento do encalhe das bancas, tanto de representantes como de distribuidores, com a conclusão de área unificada de 1.300 m2 para manuseio de materiais e para centralizar e agilizar o processo de carga e descarga de veículos. Está previsto ainda um investimento em informática para atender à demanda descentralizada de serviços.

Alimentos e eletroeletrônicos em alta

Tanto no segmento de alimentos quanto no de eletroeletrônicos, a Gold registrou crescimento em função da entrada de novos clientes – três no primeiro e dois no segundo, cujos nomes a empresa não divulga. O aumento das operações no setor alimentício, iniciado pela Gold em 2004, ocorreu principalmente na armazenagem em câmara climatizada (de 13 a 16ºC) para produtos como chocolates.
 
“Para o segmento alimentício, armazenamos em 2006 cerca de 504 mil unidades de acondicionamento, como caixas e pacotes, com uma movimentação mensal aproximada de 505 mil unidades, enquanto em 2005 ambos os números não ultrapassaram 300 mil unidades”, explica Roberto Filho, lembrando que a movimentação é maior do que a estocagem neste setor em virtude de serem produtos com maior giro.

Segundo ele, o crescimento de 68% no volume das operações foi causado principalmente pela entrada dos novos clientes. Uma nova área segregada climatizada, com estrutura porta-paletes para armazenagem, começou a ser construída no ano passado e sua abertura ocorreu no início de 2006.

Já a prestação de serviços logísticos para distribuidores e importadores de produtos eletroeletrônicos, iniciada em 2005, é hoje responsável por 30% do faturamento da Gold, sendo realizada exclusivamente nas dependências da empresa. A comparação entre os números movimentados este ano e em 2005 mostra o incremento da sua presença neste setor: foram armazenadas em 2006 aproximadamente 204 mil unidades de acondicionamento (130 mil em 2005, um crescimento de 57%), e a movimentação mensal foi de aproximadamente 360 mil unidades, um incremento de 80% em relação ao ano passado, com 200 mil unidades.

www.goldlogistica.com.br

 

 

Utilizamos cookies y tecnologías similares para mejorar su experiencia, analizar estadísticas y personalizar la publicidad. Al acceder al sitio web, acepta este uso, de acuerdo con la Política de Privacidad.
Aceptar
Administrar