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Movimentação de contêineres e fertilizantes cresce no Porto de Santos

Investimentos planejados pela SPA devem incrementar infraestrutura para a operação dessas cargas
Por Redacción el 4 de noviembre de 2021 a las 10h05

De acordo com a Santos Port Authority (SPA), o crescimento na movimentação de contêineres no Porto de Santos (SP) continua se mantendo a dois dígitos, acumulando, até setembro, 3,6 milhões de TEUs, índice 19,6% acima do apurado no mesmo período de 2020 e caracterizando-se como a melhor marca já registrada.

Os fertilizantes também se destacaram, atingindo um crescimento de 28,6% no acumulado do ano, com 5,8 milhões de toneladas. Em setembro o avanço foi de 77,1% diante do mesmo mês de 2020, com 871.104 toneladas.

O diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, ressalta a importância da implantação, na região de Outeirinhos, do novo terminal STS 53, que será dedicado à movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais, especialmente fertilizantes e sulfatos, e de uma pera ferroviária que viabilizará o transporte dessa carga de retorno pelo modal ferroviário para fazer frente à trajetória de crescimento apresentada.

“A SPA e o Ministério da Infraestrutura preparam o que será o maior leilão de todos já realizados no Porto de Santos, o STS 10, no Saboó, que envolverá investimentos preliminares estimados em R$ 2,2 bilhões e capacidade para 2,5 milhões de TEUs”, lembra Biral.

O diretor de Operações da SPA, Marcelo Ribeiro, explica que para agilizar as operações portuárias, face aos sucessivos recordes de movimentação obtidos nos últimos dois anos e as projeções de crescimento até 2040, a Autoridade Portuária tem focado suas ações não só na implantação de novas infraestruturas, mas também de inovações tecnológicas, em busca de soluções compartilhadas para as atividades operacionais no Porto de Santos.

A movimentação acumulada de cargas no ano até setembro atingiu 112,8 milhões de toneladas, ficando 2,5% acima do mesmo período do ano passado. As descargas somaram 32,7 milhões de toneladas, crescimento de 14,6%, e os embarques, 80,1 milhões de toneladas, redução de 1,8%.

Além da carga conteinerizada e dos fertilizantes, tiveram destaque o complexo soja, com aumento de 3,1%, totalizando 27,3 milhões de toneladas, a soja em grão, com 22 milhões de toneladas, um crescimento de 4,1%, o óleo combustível, com 28,7% e 2 milhões de toneladas, o óleo diesel e gasóleo, com 35% e 1,4 milhão de toneladas, e os sucos cítricos, com 15,8% e 1,8 milhão de toneladas.

Os granéis líquidos tiveram um crescimento de 0,9% sobre o acumulado dos nove primeiros meses de 2020, totalizando 13,8 milhões de toneladas, a melhor marca para esse período. Já os granéis sólidos apresentaram a segunda melhor marca, apesar da queda de 5,5%, totalizando 55,7 milhões de toneladas.

O fluxo de navios reduziu em 1,6%, caracterizando a chegada a Santos de navios de maior porte com volumes maiores de carga.

O mês de setembro apresentou redução de 2,6% na movimentação, para 11,9 milhões de toneladas. O destaque ficou para as cargas de importação, que tiveram um crescimento de 32,4%, somando 4 milhões de toneladas. Já as cargas de exportação apresentaram queda de 14,2%, totalizando 7,9 milhões, decorrente, principalmente, da diminuição dos embarques de açúcar.

A carga conteinerizada teve um bom desempenho também na movimentação mensal, crescendo 17% e somando 403,1 mil TEUs.

O Porto de Santos manteve a fatia nas transações comerciais, respondendo por 27,2% das trocas com o exterior em setembro, ligeiro acréscimo sobre o apurado em agosto, de 27,1%. Cerca de 26% dessas transações tiveram a China como destino. O estado de São Paulo mantém uma participação de 56,5% nas transações comerciais com o exterior, por meio do Porto de Santos.

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