A Datafrete, plataforma de gestão de frete com sete anos de mercado, anuncia que, no acumulado do ano passado, acompanhou 9 milhões de pedidos entregues. As mais de 500 marcas atendidas pela empresa movimentaram, em 2021, mais de R$ 8 bilhões em mercadorias, em especial devido ao crescimento do e-commerce em decorrência da pandemia do novo Coronavírus.
De acordo com Marcel Soccol, diretor de Tecnologia da Datafrete, tanto a expansão do número de clientes atendidos quanto o próprio aumento na movimentação das marcas que já estavam em carteira motivaram melhorias na solução. “Fizemos investimentos bastante significativos em infraestrutura para que o Datafrete tivesse robustez e estabilidade para esse crescimento abrupto de demanda. Também melhoramos em cerca de 20% o tempo de implantação”, afirma.
Além disso, a integração com outras soluções também foi alvo de investimentos: são 23 plataformas e 17 ERPs compatíveis. A automatização de cotação está disponível para 22 transportadoras diferentes.
Luis Carlos Pivesso, diretor Comercial, reforça que o crescimento da empresa se deu também pelo reconhecimento da importância da logística na mudança de cenário provocada pela pandemia. “Empresas de qualquer porte ou segmento entenderam na prática que a logística é um pilar estratégico fundamental. A gestão de custos e processos de entrega pode ser o que diferencia o lucro do prejuízo de uma operação. Por isso, muitos negócios absorveram a necessidade de uma ferramenta que traga apoio operacional, gestão estratégica e indicadores precisos como o Datafrete”, comenta.
Além da reestruturação interna dos setores de atendimento, comercial e marketing, a empresa também está estabelecendo parcerias estratégicas com soluções complementares, a fim de facilitar a gestão do cliente. Outra frente iniciada em 2021 é a de prestação de serviços para atividades de backoffice para negócios que não conseguem absorver alguns processos relacionados à logística que podem ser realizados de forma remota. “Como a Datafrete trabalha com processos muito transparentes, estamos abrindo essa possibilidade para que os clientes que estão com dificuldade de ampliação de mão de obra ou entendam que é estratégico possam contar conosco”, finaliza Pivesso.