A Mandê, plataforma logística para entregas que conecta e-commerces a transportadores, registrou um aumento de 43,5% no volume de encomendas no mês de abril quando comparado a março.
De acordo com dados da própria empresa, os segmentos de brinquedos e de beleza e cuidados pessoais foram os que registraram crescimento mais acentuado no período, com 107,6% e 103,6% respectivamente. Na sequência, aparecem os setores de jóias e acessórios, com acréscimo de 91,4%, instrumentos musicais, com 79,1% e ferramentas, com 77,3%.
Para o vice-presidente Comercial e de Operações da Mandaê, Bruno Noale, o aumento registrado em alguns segmentos é resultado do isolamento social devido à pandemia do coronavírus. “Com o isolamento, as pessoas têm buscado por novas atividades ou concluído aquelas que há muito vinham deixando pendentes. É o caso de brinquedos e instrumentos musicais, para entretenimento das famílias, e ferramentas, para pequenos consertos e reparos domésticos.”
Os números apresentados pela Mandaê reforçam levantamentos recentes que mostram que o período de quarentena provocou um aumento considerável no volume de pedidos no e-commerce, além de uma mudança cultural no estilo de compra. “A migração da venda do varejo do off-line para o on-line é, sim, um movimento de consumo comportamental que ficará no futuro, como aconteceu em outros países, como a China, no entanto, ainda é impossível determinar qual será o volume no futuro, até pela recessão econômica em curso no país que, infelizmente, deverá trazer queda no consumo”, finaliza Noale.