A Hapag-Lloyd informa que sua receita antes de juros e impostos (Ebit) para o ano financeiro de 2019 chegou a 811 milhões de euros, contra 444 milhões de euros registrados em 2018. A receita antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) subiu para 1,986 milhão de euros enquanto em 2018 foi de 1,139 milhão. Segundo a companhia, os principais impulsionadores do desenvolvimento positivo dos negócios foram as taxas de frete aprimoradas, bem como o gerenciamento rigoroso de custos e receitas.
O resultado de 2019 inclui os efeitos da primeira aplicação dos padrões de contabilidade IFRS 16, que chegam a aproximadamente 31 milhões de euros para o Ebit e aproximadamente 467 milhões de euros para o Ebitda. No quarto trimestre de 2019, tanto o Ebitda de 475 milhões quanto o Ebit de 169 milhões de euros estão acima do nível do ano anterior, 327 milhões de euros e 144 milhões de euros, respectivamente.
A receita aumentou no ano fiscal de 2019 em aproximadamente 9%, chegando a 12,6 bilhões de euros (11,6 bilhões de euros em 2018). Isso pode ser atribuído a um aumento médio na tabela de US$ 1,072 /TEU para o ano como um todo, que gerou aumento de 2,6% de um ano para outro (US$ 1,044/TEU em 2018) devido à concentração em rotas comerciais mais lucrativas e um gerenciamento de receita ativo.
Além disso, um aumento de 1,4% ao ano no volume transportado, para mais de 12 milhões de TEU (11.9 milhões TEU em 2018), e uma taxa de câmbio mais forte em relação ao euro também contribuíram positivamente para as receitas.
As despesas mais baixas com o manuseio e o transporte terrestre de contêineres, bem como um preço médio de consumo de bunkers um pouco menor de US$ 416 por tonelada (US$ 421 por t em 2018) tiveram um efeito positivo nas despesas de transporte, que aumentaram para um total de 9,7 bilhões de euros (em 2018, 9,6 bilhões de euros), também impactado por um dólar mais forte.