A Librelato informa que apresentou crescimento de 66% em sua receita no ano passado em relação a 2018, alcançando cerca de R$ 950 milhões no período. A expansão em relação ao número de vendas foi de mais de 55%. Ao todo, a empresa comercializou 9.545 implementos para os mercados interno e externo e aumentou sua participação de mercado em mais de um ponto percentual no Brasil.
De acordo com o CEO da Librelato, José Carlos Sprícigo, o ano passado foi um dos melhores da história da empresa. “O ano de 2019 se tornou inesquecível a todos que compõem a Librelato. Completamos 50 anos e alcançamos vendas e resultados que nos levaram a garantir a continuidade de investimentos e desenvolvimento de produtos e componentes que tornam a logística brasileira mais competitiva e eficiente”, diz.
Os implementos que lideraram as vendas da Librelato em 2019 foram das linhas graneleira e basculante. Houve também crescimento nas linhas de carga fechada (lonado e alumínio) e tanques para transporte de combustível.
Quanto ao market share, a companhia atingiu no ano passado 14,1%. A escalada pela maior participação de mercado teve início em 2012, quando a marca alcançou pela primeira vez 10% de market share no Brasil, subindo para 12% em 2016, mantendo 12% em 2017 e crescendo para 13% em 2018.
“Diante das inovações e dos novos produtos lançados, além das ações comerciais, a perspectiva é de chegar a 15% de market share este ano. Acreditamos que 2020 será tão promissor quanto foi 2019”, aposta o CEO.
Na área de peças, a companhia também registrou aumento de vendas em relação ao mesmo período do ano passado. Em virtude do lançamento nacional da Libreparts – modelo de lojas de autoatendimento de peças –, que fomentou a demanda e os negócios no setor, a Librelato atingiu um crescimento de 98% em vendas.
“Notamos que a Libreparts se torna cada vez mais um negócio relevante e atrativo aos clientes e também à rede de distribuição. Em 2020 teremos aproximadamente mais 20 lojas”, anuncia Sprícigo.