O Grupo Volvo registrou em 2019 o melhor resultado histórico na venda de caminhões pesados no Brasil. A companhia recuperou a liderança do setor no país, com a entrega de um total de 14.505 unidades, número que representou um crescimento de 58% na comparação com as vendas de 2018. No segmento de semipesados também houve crescimento, de 55,5% – acima da média de 30% do mercado –, com um total de 2.339 veículos emplacados.
O caminhão pesado FH 540 6x4 repetiu o bom desempenho de vendas, tornando-se mais uma vez o caminhão mais vendido entre todas as classes no Brasil em 2019, com 7.135 unidades emplacadas, e também na América Latina, com 7.271 unidades.
Mesmo com o mercado em queda na Argentina, a Volvo ganhou 5% de market share no país, comercializando 1.179 caminhões. A companhia também teve bom desempenho no Peru, com 1.292 caminhões, e no Chile, com 1.182 caminhões. Na soma de todos os países da América Latina a Volvo entregou 20.665 veículos, com o Brasil representando 82% desse volume.
“O Brasil continua sendo muito importante para a Volvo. A recuperação gradativa da economia foi decisiva para o aumento das entregas e a retomada da liderança no segmento de caminhões pesados. O crescimento de 58% em 2019 nos dá a confiança para um novo ciclo de investimento para os próximos anos”, destaca Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo na América Latina.
De acordo com o executivo, a companhia vai investir mais R$ 1 bilhão entre 2020 a 2023, principalmente em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e serviços, além de melhorias de processos industriais e de gestão. No ranking por países, o crescimento de 2019 colocou novamente o Brasil como o segundo maior mercado de caminhões Volvo no mundo.