A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) informa que o mercado doméstico registrou, de janeiro a novembro de 2019, o total de 110.515 de implementos emplacados, volume 34,7% acima do apurado no mesmo período de 2018.
Segundo o presidente da associação, Norberto Fabris, os números do mercado estão acima das projeções, o que mostra que a economia segue em recuperação. “Pela média mensal de emplacamentos talvez o resultado fique acima dos 115 mil produtos”, estima.
O executivo ressalta que o setor está otimista para 2020, com projeção de crescimento de dois dígitos. No entanto, lembra Fabris, ainda é cedo para considerar que a retomada do mercado acabou e que o setor se encontra em crescimento real.
O presidente da associação aponta dois fatores para explicar a situação atual da indústria. O primeiro é que o resultado até o momento e o previsto para 2019 – em torno de 115 mil emplacamentos – ainda estará abaixo dos números de 2012/2013. E o segundo fator é que o segmento de carroceria sobre chassis ainda está aquém de seus resultados tradicionais.
“O histórico de mercado aponta para uma relação de 1.8 a 2 produtos leves (carroceria sobre chassis) para cada implemento pesado (reboques e semirreboques)”, explica. Hoje, revela, a relação atual está em menos de um para um. Nos 11 primeiros meses deste ano foram vendidas 52 mil carroceria sobre chassis ante 58,5 mil reboques e semirreboques. “Isso é reflexo do desempenho mais fraco da economia nos centros urbanos”, pontua.