A Friovale Logística obteve, no acumulado de 2016, um crescimento de 18% em seu faturamento, e a expectativa para este ano é superar esse número, alcançando um índice de 30%. Somente no ano passado, a empresa investiu R$ 2 milhões em diversas áreas. Além disso, de acordo com o diretor de Logística, Adauto Franco, o resultado foi alcançado graças aos trabalhos corporativos realizados junto aos antigos clientes e à prospecção de novos clientes, além do rigor quanto às despesas e procedimentos operacionais. O executivo destaca que, no período, a produtividade operacional da Friovale cresceu em 50%.
Franco revela que novos investimentos, que ultrapassam os R$ 2 milhões, estão previstos para 2017. “Como empresa, nós não podemos deixar de pensar em investimentos e em crescimento, mesmo em momentos de incerteza”, diz, referindo-se aos impactos que a crise econômica e política que o país atravessa exerce sobre os negócios. “Desde o final de 2015 estamos trabalhando em diversos cenários para chegarmos ao nível de crescimento desejado. A incerteza econômica preocupa, mas nos preocupa ainda mais ficarmos parados no tempo a espera de que o cenário venha a ser favorável”, completa.
No ano passado, a Friovale direcionou seus investimentos e esforços para medidas como economia de energia elétrica, treinamento e qualificação de pessoal, renovação de equipamentos de movimentação e também estruturais, como portas rápidas, parcerias com outros operadores logísticos para troca de know-how e implantação de sistemas de tecnologia da informação.
Franco destaca ainda que, dependendo de como o mercado se comportar ao longo de 2017, a cifra investida pode aumentar substancialmente. “Caso no segundo semestre do ano a economia venha a esboçar uma reação interessante, temos como meta fazer algumas ampliações, e devemos investir o equivalente a R$ 8 milhões, entre captação no mercado nacional e capital próprio”.
“Pretendemos adquirir novos motores de refrigeração, estruturas metálicas e portas de docas, promover melhorias em nosso escritório e investir em softwares de controle, como para energia elétrica e para tomadas de temperatura via satélite”, diz Franco. Segundo ele, a Friovale vai investir ainda na construção de galpões para locação e na montagem de estruturas de acordo com a necessidade do cliente, já que dispõe de uma área total de pouco mais de 210 mil m², na cidade de Olímpia (SP).
A busca por novos clientes também é um dos pilares da Friovale para 2017 e, para isso, a empresa investiu em sua departamento Comercial. “Trouxemos mais um vendedor experiente na área para dividirmos os setores de atuação. Um representante comercial se encarrega do agronegócio, food service e armazenagem seca, e outro da armazenagem supergelada, congelada e resfriada”, explica Franco. “O planejamento para os próximos cinco anos já foi elaborado, analisado e autorizado, portanto iremos trabalhar muito forte para sermos um grande operador logístico”, finaliza.