A Odfjell Terminals South America, parte do grupo norueguês Odfjell, especializado no transporte marítimo, anunciou uma nova estrutura de comando na América do Sul. As mudanças têm como motivação o crescimento da companhia na região, que opera uma rede de 14 terminais, sendo nove localizados no Brasil, dois na Argentina, dois no Chile e um no Peru. Somente no ano passado, a Odfjell movimentou mais de 5,5 milhões de toneladas de granéis líquidos e sólido no Brasil.
O engenheiro civil Ary Serpa Jr. está assumindo a posição de CEO da Odfjell Terminals South America. Ele conta com uma trajetória profissional de 38 anos na companhia, tendo passado por funções como gerente de Armazenagem e Comercial. O executivo foi responsável também pelo desenvolvimento de novos negócios e pela implantação de vários terminais. Desde abril de 2014 ocupava o cargo de gerente geral da Granel Química, braço da Odfjell Terminals que se dedica à armazenagem de líquidos a granel e carga seca.
Agora essa posição será ocupada por Marcelo Schmitt, engenheiro naval formado pela Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP), com MBA em Administração e Economia Empresarial pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O executivo, que preside o Roundtable Brazil do Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP), passou por cargos de liderança em empresas dos setores químico, petroquímico, siderúrgico, de trading e também em operadores logísticos. Dentre as empresas pelas quais Schmitt atuou estão Goodyear, Basf, Gerdau, Noble, Elog e Ipiranga.