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Mercedes-Benz do Brasil comemora marco de 150 mil caminhões e ônibus exportados em CKD

Empresa produz veículos desmontados desde a década de 1970
Por Redacción el 15 de marzo de 2022 a las 14h00

A Mercedes-Benz do Brasil alcançou, no final de janeiro, o marco histórico de 150 mil caminhões e ônibus exportados em regime CKD, sigla que identifica veículos semidesmontados, cujas peças e componentes são especialmente embalados para montagem final nos países compradores. 

O volume de 150 mil unidades refere-se ao acumulado desde a década de 1970, quando a empresa iniciou exportações de veículos CKD. Em 2021, foram 3.669 unidades exportadas, com média de 3.160 veículos por ano nos dois primeiros anos desta década de 2020. Na década anterior, de 2010, a média foi de 4.134 unidades por ano. 

Atualmente, os caminhões e ônibus CKD, numa proporção de 40% e 60%, respectivamente, saem da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) para plantas da própria Daimler Truck ou de representantes Mercedes-Benz na Argentina, México, Egito, Quênia, Argélia, África do Sul, Indonésia, Taiwan e Vietnam. 

“As vendas de veículos desmontados são muito importantes para o volume de exportações da empresa, que também comercializa caminhões e chassis de ônibus integrais para o mercado externo. Além disso, contribui para o volume de produção das plantas de São Bernardo do Campo e de Juiz de Fora”, diz Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina. “O CKD é uma importante ferramenta para expandir nossas atividades nos mercados de exportação e também cria emprego. Oferecemos, atualmente, produtos em CKD customizados aos clientes a partir de caminhões das famílias Accelo e Atego e de toda a linha de ônibus urbanos e rodoviários, do micro ao superarticulado”. 

Mais de 170 colaboradores dedicam-se exclusivamente a essa operação na fábrica de São Bernardo do Campo.

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