Empresa investe no mapeamento dos processos a fim de obter melhor visão dos serviços
A unidade de rastreamento da Pósitron, instalada em Campinas (SP), recebeu, no final do mês de janeiro, a certificação ISO 9001:2000. Concedido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, o certificado estabelece que a empresa está em conformidade com o modelo mundial de Gestão da Qualidade, que tem como objetivos a padronização e melhoria contínua dos processos.
Segundo o gerente da Gestão da Qualidade e Industrial da Pósitron, Ricardo Borsari, a adequação na planta foi conduzida pela equipe de gestão da qualidade da própria companhia. O trabalho dos profissionais consistiu em identificar os processos que deveriam ser adotados para o recebimento da ISO. Borsari garante que não houve investimentos para a aplicação das ações.
O executivo explica que, para atender aos requisitos da norma, a empresa realizou um mapeamento dos processos relacionados às atividades de serviços. Além disso, completa, foram definidos indicadores a fim de mensurar a eficiência e eficácia dos processos. “Conseguimos com isso obter uma visão panorâmica dos serviços prestados pela empresa”, diz.
Para suportar a diagnose em todo o processo, a empresa criou o chamado Book Eletrônico. Trata-se de uma ferramenta que auxilia no atendimento aos clientes, uma vez que ao utilizá-la os procedimentos e instruções dos contatos realizados ficam agrupados no sistema, podendo ser consultados pelos operadores. “Garantimos assim a uniformidade nas informações”, comemora.