A Bebidas Fruki inaugurou neste mês de abril seu novo Centro de Distribuição (CD) em Farroupilha (RS), que permitirá à empresa dobrar sua capacidade de armazenagem e expedição na Região da Serra Gaúcha. Entre os diferenciais, a estrutura irá dispor de veículos elétricos
O local conta com uma área de 2.700 m² e capacidade de armazenagem com 1.400 posições-palete – 175 mil pacotes –, podendo receber e expedir 40 mil caixas por dia. O novo CD incorpora a operação do antigo espaço de Caxias do Sul (RS) e abastece 50 municípios das regiões de Boa Vista até Cambará do Sul, com 100% do portfólio de produtos Fruki. O centro de Farroupilha também conta com pátio de circulação e armazenagem que possibilita a operação de Rodotrens.
“A operação logística vai ganhar mais agilidade e acompanhar a expansão da empresa para os próximos anos. Além disso, um destaque são as tecnologias na operação que vamos utilizar, reduzindo os impactos de emissões atmosféricas ao meio ambiente. Queremos contribuir ainda mais para um planeta sustentável”, afirma o gerente de Logística da Bebidas Fruki, Daniel Coelho.
A estrutura adota na operação empilhadeiras e caminhões elétricos, com zero emissão de gases de efeito estufa de forma direta, redução da poluição sonora e menores custos de operação. O investimento nessas novas tecnologias faz parte do projeto intitulado Logística Verde, que tem como objetivo reduzir os impactos ambientais da operação logística da empresa. Até a metade de 2021, os caminhões elétricos vão representar 5% da frota total da Bebidas Fruki enquanto as empilhadeiras passam a corresponder por 18%. O objetivo é ter 30% de toda frota nesse modelo até 2030.
Além deste novo armazém, a empresa possui CDs em Lajeado, instalado junto à fábrica, Canoas, Pelotas, Santo Ângelo, no estado do Rio Grande do Sul, e Blumenau (SC). Ainda conta com centros de vendas nas cidades gaúchas de Osório, Santa Maria, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul e Rio Grande, além da equipe de vendas nas regiões catarinenses de Chapecó, Criciúma, Florianópolis e Joinville.