As indenizações relacionadas a seguros de transporte somaram R$ 692 milhões no primeiro semestre de 2024, de acordo com a CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras). Parte significativa desse valor está associada a perdas e danos de cargas provocados pela infraestrutura deficiente das rodovias brasileiras.
Dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revelam que mais de 67% das estradas no país estão em condições classificadas como ruins, péssimas ou regulares, impactando diretamente o setor de transportes.
Em 2023, os custos operacionais das empresas de transporte aumentaram em 32,7%, refletindo o impacto das estradas precárias. Além disso, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços estima que as dificuldades logísticas no Brasil geram um custo total de até R$ 290 bilhões por ano, afetando a competitividade e a eficiência das empresas nacionais.
No início de agosto deste ano, a Tecnologística publicou um levantamento que apontava que a insuficiência de infraestrutura logística no Brasil resulta em custos elevados para o escoamento da safra e impacta negativamente a rentabilidade dos produtores.