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O Papel do Cross-Docking e da Tecnologia na Logística do Varejo e do Comércio Eletrônico Brasileiro

Por Mauro Sampaio el 28 de enero de 2025 a las 9h08
Mauro Sampaio

No varejo brasileiro, especialmente nos canais de comércio eletrônico, os desafios logísticos são significativos, particularmente ao lidar com cargas fracionadas provenientes de estados distantes, como o Rio de Janeiro, destinadas a mercados em regiões como Mato Grosso e Pará. Embora os incentivos fiscais atraiam empresas a centralizar operações em determinadas localidades, essas escolhas frequentemente resultam em aumento dos custos do last mile e em prazos de entrega mais longos. Além disso, muitas empresas de varejo que já possuem rotas dedicadas para reposição de estoques em lojas físicas ainda subutilizam essas operações, deixando de consolidar cargas destinadas ao comércio eletrônico e perdendo oportunidades de redução de custos e aumento de eficiência.

O Papel do Cross-Docking e da Tecnologia na Logística do Varejo e do Comércio Eletrônico Brasileiro

O cross-docking, quando aplicado estrategicamente em centros de distribuição (CDs), transit points ou até mesmo em lojas físicas do varejo, emerge como uma solução prática e eficiente. Essa abordagem permite que mercadorias sejam recebidas e rapidamente redirecionadas para seus destinos, eliminando a necessidade de armazenagem prolongada e reduzindo custos operacionais. Além disso, ao redesenhar rotas existentes, como as de reabastecimento de lojas, o cross-docking pode otimizar o transporte de cargas fracionadas e maximizar a utilização dos veículos, reduzindo significativamente os custos por entrega. 

Para implementar essas soluções, o mercado conta com fornecedores de tecnologia como Sophus Technology, Supply Chain Guru, Cosmic Frog e AIMMS, que oferecem ferramentas robustas de supply chain network design. Essas tecnologias permitem às empresas modelarem redes logísticas, simular cenários operacionais e identificar os melhores locais para hubs de cross-docking e rotas otimizadas. No Brasil, o Digital Supply Chain Lab da FEI tem sido um destaque nesse setor, aplicando essas ferramentas para desenvolver soluções práticas e inovadoras que ajudam empresas a equilibrar custos, eficiência e sustentabilidade.

O Papel do Cross-Docking e da Tecnologia na Logística do Varejo e do Comércio Eletrônico Brasileiro

 

Além da eficiência operacional, essas iniciativas também contribuem para práticas logísticas mais sustentáveis. Ao consolidar cargas e otimizar rotas, é possível reduzir o número de viagens necessárias, o consumo de combustível e as emissões de carbono, atendendo às expectativas de consumidores e investidores que valorizam a responsabilidade ambiental.

Conclusão
Os desafios logísticos enfrentados pelo varejo e pelo comércio eletrônico no Brasil podem ser superados com uma combinação de estratégias inteligentes e tecnologia avançada. O uso do cross-docking, aplicado em CDs, transit points ou lojas físicas, aliado a ferramentas de design de redes logísticas fornecidas por empresas como Sophus Technology, Supply Chain Guru, Cosmic Frog e AIMMS, oferece soluções eficientes para consolidar cargas fracionadas, reduzir custos do last mile e melhorar os tempos de entrega. Iniciativas como as conduzidas pelo Digital Supply Chain Lab da FEI mostram que é possível alinhar inovação, eficiência e sustentabilidade, criando redes logísticas preparadas para atender às exigências de um mercado competitivo e dinâmico.

 

 

* Prof. PhD. Mauro Sampaio possui pós-doutorado em Supply Chain Management pelo Fischer College of Business da Ohio State University (OSU-USA) e pela Chalmers University of Technology (CHALMERS-Suécia). Doutor e Mestre em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. Engenheiro de Produção-Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente diretor do Digital Supply Chain Lab e professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção do Centro Universitário FEI Atua profissionalmente como professor, pesquisador e consultor. Seus temas de interesse são: Supply Chain Management, Logística e Gestão de Operações. 

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