Todos já ouvimos o ditado “só acredito vendo”, o que significa que você precisa ver algo antes de aceitar que ele realmente existe. Você também pode estar familiarizado com a famosa citação de W. Edwards Deming: “Em Deus nós confiamos, todos os outros devem trazer dados”.
De muitas maneiras, esses dois ditados estão relacionados à visibilidade da cadeia de suprimentos, especialmente quando se trata de gerenciamento de transporte (distribuição). Muitas empresas sabem que há muitas oportunidades para reduzir custos, melhorar os níveis de serviço e aumentar a produtividade, mas sem ver o processo completo de ponta a ponta em ação e sem os dados para provar isso, fica difícil identificar essas oportunidades de forma eficaz.
Avanços recentes na tecnologia, no entanto, estão ajudando as empresas a ver suas operações de transporte com mais clareza. Muitos provedores estão trazendo soluções de visibilidade de frete em tempo real e estão aproveitando o GPS, interfaces de programação, dispositivos móveis, computação em nuvem e outras tecnologias para rastrear pedidos, embarques e frotas em trânsito.
Com esses dados e por meio da visibilidade em tempo real, as empresas podem responder com rapidez e precisão às perguntas mais comuns que recebem dos clientes: Onde está meu pedido? Onde está meu produto? Quando vai chegar? Melhor ainda, as empresas podem usar esses dados, combinados com algoritmos de machine learning, para fornecer aos clientes os tempos estimados de chegada (ETA) e notificá-los proativamente sobre quaisquer alterações ou atrasos.
Visibilidade por si só, no entanto, não é suficiente. Sim, ver é acreditar, e ter acesso a dados que você não tinha antes é poderoso, mas somente se você fizer algo com eles. É aí que entram os sistemas de torre de controle.
Ver X Observar
Ver não é o mesmo que observar. “Observação é de onde vem o aprendizado real”. Quando observamos algo, estamos vendo em um nível muito mais profundo. Ver é apenas o processo físico; observar é ver aliado a nossos próprios pensamentos. Quando observamos algo, fazemos conexões em nossa mente e desenvolvemos uma compreensão mais profunda de algo.
A torre de controle permite observar – ou em um termo mais comum, permite a análise. Ela usa os dados do frete em tempo real, combina com outros dados relevantes (de ERP, WMS, OMS etc.) e, por KPIs e análises, fornece aos analistas uma compreensão mais profunda do que está acontecendo em sua cadeia de suprimentos e distribuição. Também ajuda a identificar onde estão os maiores problemas e oportunidades de melhoria.
Existem certas ineficiências na cadeia de suprimentos que podem ser diretamente atribuídas à falta de visibilidade. A torre de controle coloca grandes quantidades de dados de frete em tempo real no contexto, criando insights que levam a uma maior inteligência e reduções de custo, risco e falhas no serviço.
Um analista pode observar, por exemplo, que as entregas originadas de seu centro de distribuição embarcam 15% do tempo mais tarde do que o previsto. Isso se dá por quê? O transportador chega atrasado? A carga não está pronta quando o transportador chega? A causa raiz é realmente uma questão de agendamento e de pessoal no centro de distribuição? Eles podem observar também que o lead time do CD até o cliente varia de um dia para o outro ou que os custos são mais frequentes se uma entrega acontece no período da tarde em relação à manhã.
A razão pela qual as empresas querem visibilidade, no entanto, não é apenas ver e observar, mas fazer algo com os dados e insights coletados. É o fazer que mais importa, são as ações tomadas para melhorar suas operações de transporte e logística que acabam por gerar valor.
O fazer que entrega o valor
A torre de controle se destaca por meio de mecanismos de otimização, KPIs e análises, fluxos de trabalho automatizados que abrangem outros parceiros comerciais e aplicativos (como WMS e OMS) e recursos de gerenciamento de exceções. entre outros.
A combinação de dados de visibilidade em tempo real com a torre de controle fornece valor de várias maneiras:
- A visibilidade permite uma ação proativa: reagendar ou sequenciar novas coletas ou entregas e notificar proativamente os clientes sobre atrasos e o tempo estimado de chegada (ETA) atualizados, o que lhes dá tempo para reajustar planos e realocar recursos;
- A visibilidade permite o “gerenciamento por exceção”: permite que as empresas concentrem o tempo e os recursos naquilo que ainda não está ocorrendo para planejar a solução proativa ou minimizar qualquer impacto;
- A visibilidade ativa de processos de compras (procure to pay) e tempo de ciclo do pedido (order to cash): por exemplo, você pode aproveitar o canhoto de entrega (POD) e a delimitação geográfica para iniciar o processo de faturamento e pagamento;
- A visibilidade permite uma alocação de capacidade mais inteligente: integrando-se com o TMS e aplicando algoritmos preditivos e de alocação de mercadorias, juntamente com as regras de negócios, os analistas podem nivelar as cargas disponíveis com maior antecedência e eficiência.
O valor da visibilidade também se estende a outros processos, como melhor planejamento e utilização de mão de obra no armazém, capacidade de alocar pedidos para estoque em trânsito e eliminação de desperdícios e ineficiências no agendamento e processos de gerenciamento do pátio.
As empresas precisam olhar para a visibilidade de forma holística, já que o impacto vai muito além do transporte. Melhorar o fluxo de mercadorias dentro do armazém começa com decisões de transporte otimizadas, baseadas em dados, fora do armazém.
Conclusão
A demanda por visibilidade da torre de controle só aumentará nos próximos meses e anos, à medida que as expectativas de atendimento ao cliente (como OTIF) se tornarem ainda mais rigorosas. Mas o caminho para o sucesso permanecerá o mesmo: veja o que você não podia ver antes; observe (ou analise) o que você está vendo para descobrir oportunidades de melhorias; e então faça alguma coisa (tome ação) para implementar essas melhorias e entregar o valor esperado. Até a próxima, seja o seu melhor, invista no sucesso de outros e faça a sua viagem contar.