Aliança transportou as 52 toneladas de carga necessárias para a abertura da primeira mega-store da livraria na região Norte
A Saraiva contratou, pela primeira vez, serviços de cabotagem para transportar todo o material necessário para a abertura de uma mega-store – a primeira da rede em Manaus (AM). Foram 52 toneladas de carga em móveis, equipamentos, artigos de papelaria e livros, cujo transporte porta-a-porta ficou sob responsabilidade da Aliança. A livraria procurou a armadora devido à segurança, à garantia de prazo, e principalmente, à economia proporcionados pelo modal. “Tivemos uma redução de cerca de 20% nos custos dessa transferência ao optarmos pela cabotagem em detrimento do TRC”, calcula Marcílio Pousada, diretor-Presidente da livraria Saraiva.
O executivo cita ainda outros benefícios. “A via marítima é menos sujeita aos atrasos freqüentes no transporte terrestre e nós precisávamos de prazos seguros para manter o cronograma de montagem da loja. Além disso, considerando o alto valor agregado dos produtos e a alta sensibilidade da carga, a cabotagem era a escolha mais indicada, já que é imune aos sinistros mais comuns no modal rodoviário”, justifica. Outra vantagem verificada por Pousada foi a facilidade de carregamento e arrumação de mercadorias de diferentes dimensões dentro dos contêineres.
A operação incluiu a retirada da carga pela Aliança no CD da livraria em Tamboré (SP), o carregamento dessa carga nos contêineres de 40 pés, o embarque dos contêineres nos navios, e o descarregamento dos produtos na loja, que tem previsão de inauguração em 6 de abril. O transporte foi feito em duas viagens, uma no dia 28 de fevereiro e outra em 7 de março. Foram usados dois navios, com capacidade de 2.500 TEUs cada, que cumprem o serviço Sling 1.