De janeiro a setembro, terminal catarinense movimentou 4,9 milhões de toneladas
O Porto Municipal de Itajaí registrou, no acumulado entre os meses de janeiro e setembro, crescimento de 11% no desempenho se comparado ao mesmo período do ano anterior. Em 2006, em média, cada navio em Itajaí movimentou 7,5 mil toneladas de mercadorias. Este ano, o índice foi de 8,4 t por embarcação. Ao todo, foram movimentadas em Itajaí, nos nove primeiros meses do ano, 4,9 milhões de toneladas, 200 mil toneladas a mais que em 2006.
O aumento da produtividade foi registrado mesmo com o terminal recebendo um número menor de navios. Isso foi possível, graças à chegada de embarcações com até 275 metros de comprimento. No ano passado, até setembro, 625 navios aportaram no porto catarinense. Em 2007, no mesmo período, foram 582.
Alguns fatores contribuíram para a chegada de navios maiores. Readequação do acesso aquaviário e redefinição dos padrões de calado, passando de 9,90 para 11 metros, são algumas das iniciativas que auxiliaram nas operações.
Apenas o berço 3, administrado pela superintendência do porto, sem interferência do Terminal de Contêineres do Vale do Itajaí (Teconvi) – empresa arrendatária de parte das operações –, movimentou de janeiro a setembro deste ano 1,2 milhão de toneladas, procedentes de 182 navios. Comparado ao mesmo período do ano anterior, o crescimento computado foi de 20%.