O Porto de Santos recebeu, na última segunda-feira, 15 de setembro, o novo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego. Com a inauguração, a Praticagem de São Paulo, responsável pela operação do sistema, tem como meta garantir mais agilidade e segurança nas manobras dos navios no terminal. Câmeras situadas ao longo de todo o canal do porto, equipamentos para medição de ondas, profundidade e visibilidade e tecnologia capaz de fornecer informações em tempo real permitem, agora, o monitoramento, com precisão, de todo o canal navegável, que conta com 20 quilômetros e 67 terminais e berços de atracação.
A necessidade de implantar o centro de operações surgiu da nova realidade do Porto de Santos. Segundo o presidente da Praticagem, Paulo Sérgio Barbosa, os navios estão cada vez maiores, com dimensões praticamente dobradas nos últimos 13 anos, mas as condições geográficas do porto não mudaram, o canal continua estreito e sinuoso.
O sistema já existe em outros portos modernos do mundo, mas é implantado e mantido pela autoridade portuária. Em alguns casos, as praticagens comandam o serviço, mas a Praticagem de Santos é a primeira a possuir esse equipamento, considerado o mais atualizado.
Ferramentas
Para aumentar a segurança num canal que compartilha o tráfego de balsas, iates, barcos de pesca e um intenso movimento de navios foram posicionadas doze câmeras que cobrem todo o canal. Com isso, pode-se agora monitorar o navio em todo o seu trajeto, com recursos de zoom com capacidade de detalhar eventuais ocorrências.
As imagens são transmitidas em tempo real para o centro, que tem um vídeo-wall equipado com dez telas de LCD de 46 polegadas. Qualquer emergência será avisada imediatamente ao prático pelo rádio.
Para avaliar as condições do mar e a meteorologia, há novos equipamentos oceanográficos. Uma onda mais forte ou uma ressaca, por exemplo, modifica as condições do mar e os novos aparelhos vão mostrar a situação exata em tempo real. A altura das marés será avaliada também em tempo real, a partir de cinco estações instaladas na Ilha das Palmas, Praticagem, Capitania, Ilha Barnabé e Usiminas.
A Praticagem conta também com visibilímetros capazes de prevenir situações de baixa visibilidade, como a formação repentina de nevoeiros, que podem comprometer a segurança da navegação. Além disso, todas as lanchas da Praticagem estão equipadas com AIS e câmeras e uma delas fará o monitoramento constante da área, informando o centro por rádio sobre qualquer anomalia, como navio atracado com cabos brandos, manchas de óleo ou obstáculos à navegação.