O Governo Federal leiloou ontem, dia 17 de dezembro, em São Paulo, mais um trecho de uma rodovia federal. No terceiro pleito realizado em menos de um mês, a Companhia de Participações em Concessões (CPC), pertencente ao Grupo CCR, arrematou um trecho de 847,2 km da BR-163, no Mato Grosso do Sul.
A empresa será responsável pela via pelos próximos 30 anos por ter apresentado a melhor oferta de pedágio. Serão cobrados R$ 4,381 para cada 100 km de rodovia, deságio de 52,74% em relação ao valor máximo de R$ 9,27 estipulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O trecho leiloado inicia-se na divisa do Mato Grosso do Sul com o Mato Grosso e termina na divisa com o Paraná, atravessando vinte municípios. Assim como nas outras concessões realizadas entre novembro e dezembro – de outro trecho da BR-163, desta vez no Mato Grosso, e também das BRs 060, 153 e 262 – o edital prevê, além da exploração da via, a execução de serviços de duplicação, recuperação, manutenção, conservação, operação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade.