As obras do túnel, iniciadas em dezembro de 2011, estão 85% completas. A estrutura contará com duas pistas de 1.080 metros de comprimento cada e três faixas de rolagem por sentido. Na próxima etapa serão realizados o acabamento das paredes do túnel e a pavimentação das pistas.
Com 43,8 km de extensão, o trecho leste será a principal ligação entre o Porto de Santos e o Aeroporto de Guarulhos, conectando o segmento sul e o sistema Anchieta/Imigrantes às rodovias Ayrton Senna, Presidente Dutra e SP-066. O trecho, que deve ser entregue no primeiro semestre de 2014, passará pelos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Mauá, Poá, Ribeirão Pires e Suzano. A expectativa é que circulem pela via cerca de 48 mil veículos todos os dias, sendo a maioria de caminhões pesados.
As empresas Contern Construção e Comércio e Cibe Participações e Investimentos formam o consórcio SPMar, que atua na administração do trecho sul e na construção do trecho leste do anel viário paulista. A concessionária já investiu mais de R$ 1 bilhão em recursos próprios no trecho leste do Rodoanel, aplicados em obras, desapropriações, ações sociais e em meio ambiente. O aporte total está previsto em R$ 3,2 bilhões.