A Foton e a Daimler apresentam oficialmente, em Pequim, na China, uma nova montadora de veículos, fruto das negociações entre as duas marcas. Trata-se da Foton Daimler, que produzirá caminhões médios e pesados para complementar a linha Auman, já comercializada pela Foton na China. A nova empresa nasce de um investimento de 6,4 trilhões de yuans (US$ 1 bilhão de dólares). As marcas já planejam a construção de um centro de operações.
O caminhão Foton Daimler Auman GTL é o resultado da união das marcas. O veículo é equipado com motor Daimler Mercedes-Benz de 490 cv de potência, que atende às normas de emissões Euro 5, e freios ABS + EBS.
A expectativa é comercializar cerca de 160 mil unidades por ano dos novos modelos Foton Daimler. Os veículos estarão disponíveis, em um primeiro momento, na Rússia, países do sul da Ásia e América Central. O Brasil não está de fora dos planos da marca oriental, mas ainda não há uma data estabelecida para as novidades chegarem.
Esta é a segunda grande parceria da marca chinesa em menos de três anos. Em 2009, a Foton inaugurou uma planta de motores para veículos leves em conjunto com a Cummins. A partir dessa aliança, a empresa conseguiu se posicionar no mercado de veículos comerciais leves, chegando inclusive ao Brasil por meio da importadora Foton Aumark do Brasil, que trouxe os caminhões Aumark 1031 (caminhonete), Aumark 1051 (leve) e Aumark 1089 (leve, para aplicação urbana e interurbana). Até 2020, a Foton projeta se instalar em cinco países: Rússia, Índia, México, Indonésia e Brasil. Por aqui, o foco, a princípio, é a produção de caminhões leves.