A Coopercarga inaugurou, na segunda metade do mês de setembro, sua filial em Telêmaco Borba (PR). A unidade foi concebida para prestar suporte às operações de transporte que a companhia realiza para a Klabin. O trabalho consiste em coletar madeira – eucalipto e pinus – e biomassa (restos de madeira que sobram após o corte) – em diversas fazendas da região e destiná-las à fábrica da Klabin para serem processadas. Ao todo, 105 funcionários estão direcionados para este contrato.
O gerente de Operações da filial Telêmaco Borba da Coopercarga, Leandro Beretta, informa que a companhia investiu R$ 14 milhões para a aquisição de 20 conjuntos e dez caminhões aplicados no transporte dos produtos. “Nossa expectativa é movimentar quatro mil toneladas de madeira e cinco mil m³ de biomassa por dia”, diz. Quanto ao faturamento, Beretta estima que seja de R$ 1,8 milhão por mês.
Esta não é a primeira operação deste tipo que a empresa realiza. O executivo conta a organização já movimenta madeira nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do Brasil. “Nossa entrada na região Sul, além de fortalecer o segmento na Coopercarga, nos credencia para ampliar os negócios com clientes que já atuamos”, afirma.
Os números refletem o otimismo. Beretta divulga que, hoje, o transporte de madeira representa 15% do faturamento da Coopercarga e com a inauguração da unidade em Telêmaco Borba este índice chegará a 20%.