Primeiras unidades chegam ao país nas próximas semanas e devem ser entregues no início de 2012
A fabricante chinesa de caminhões pesados Shaanxi Heavy Duty Automobile anunciou hoje, dia 17 de junho, a comercialização de seus veículos no Brasil. A montadora asiática será representada no país pela marca Metro-Shacman, companhia de capital nacional que detém exclusividade de importação e venda dos caminhões Shacman em todo o território nacional e no Mercosul.
As primeiras unidades desembarcam no Brasil já nas próximas semanas, homologadas pelos órgãos certificadores brasileiros e cumprindo os requisitos de emissões do Conama P7. A apresentação oficial acontecerá durante a edição 2011 da Fenatran, no mês de outubro, em São Paulo. A entrega das primeiras unidades está prevista para janeiro de 2012.
Segundo João Comelli, diretor de Produto da Metro-Shacman, os modelos direcionados ao Brasil trazem especificações que buscam atender às demandas do segmento nacional de pesados. Com configurações 4x2 e 6x4 e equipados com eixos MAN com redução nos cubos, os veículos possuem trem de força com motorização de 385 e 420 cavalos de potência. Com motor Cummins ISM de 11 litros, o trem de força possui, ainda, caixa de transmissão Eaton de 12 velocidades ou Fast, de 16 velocidades. “No Brasil, o caminhão Shacman terá configuração especialmente desenhada para a realidade do nosso mercado. Trata-se de um veículo que atenderá plenamente as expectativas e necessidades dos transportadores brasileiros”, afirma Comelli.
A Metro-Shacman está trabalhando também em uma rede de concessionárias para cobrir todo o território nacional e um centro logístico de peças de reposição, que devem estar em plena operação a partir da entrega das primeiras unidades.
A Shaanxi Heavy Duty Automobile, localizada na cidade de Xi’an, na província de Shaanxi, região central da China, possui capacidade de produção de 70 mil veículos ao ano e abastece o mercado chinês e cerca de 50 países de diferentes continentes.
www.shacman.com.cn