O presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, divulga que o primeiro caminhão da companhia fabricado na planta de Resende (RJ) será um cavalo mecânico da linha TGX. As primeiras unidades serão comercializadas no Brasil a partir do primeiro semestre de 2011. Outra novidade fica por conta do lançamento do VW Constellation 26.370 Tractor 6x4, desenvolvido para atender a combinações de veículos de carga (CVC) de 57 toneladas.
O executivo diz que o primeiro caminhão MAN a rodar pelas estradas brasileiras terá motor da mesma marca, e será o primeiro no Brasil a atender as normas de emissões Euro IV. “A MAN Latin America será a primeira empresa instalada no país a oferecer a clientes do segmento de extrapesados o estado da arte em conforto, junto com a tecnologia que mais respeita o meio ambiente”, afirma.
Outro destaque do caminhão fabricado no estado do Rio de Janeiro será a cabine, idêntica à hoje oferecida na Europa. Com fino acabamento interno e externo, possui design moderno, elegante e aerodinâmico, com cantos arredondados, degraus embutidos e tomada de ar embutida atrás da cabine. Além disso, possui grande área envidraçada e espelhos retrovisores, facilitando a visibilidade externa. O condutor tem facilidade de acesso a todos os comandos em um posto de ergonomia superior. O espaço no interior da cabine é reforçado pela grande altura interna e pelo túnel baixo. A suspensão, com quatro bolsões pneumáticos, proporciona maior conforto e produtividade.
Na opinião de Cortes, o MAN TGX complementará a linha de veículos da MAN Latin America, que hoje conta com os modelos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Nossa empresa se mantém na liderança em vendas de caminhões no Brasil há quase oito anos consecutivos, além de ser hoje a maior exportadora brasileira desse produto”, diz.
Novidade
A empresa anuncia outra novidade. Trata-se do caminhão VW Constellation 26.370 Tractor 6x4, concebido para atender a combinações de veículos de carga (CVC) de 57 toneladas, que a partir de janeiro de 2011 deverão ser dotadas de tração dupla por resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Constran).
Desenvolvido a partir do já conhecido VW 25.370 6X2, a novidade é equipada com cabine nas versões estendida e leito, que contam com suspensão high comfort. A principal novidade é a suspensão traseira – em tandem, tipo bogie, com molas parabólicas (feixe com três molas) e amortecedores telescópicos de dupla ação. A suspensão dianteira tem molas semielípticas de ação progressiva com amortecedores telescópicos de dupla ação e barra estabilizadora de série.
O chassi do novo caminhão é reforçado com longarinas duplas confeccionadas em aço de alta resistência, e a motorização é VW NGD 370 com sistema de injeção eletro-hidráulica e turbina de geometria variável. A transmissão do novo cavalo mecânico tem 16 velocidades sincronizadas à frente e duas à ré. O modelo dispõe, ainda, de freio motor Dual Power Break, bloqueios diferenciais diff lock e inter diff lock para tração total em situações de pouca aderência dos pneus e pára-lamas traseiro com partes removíveis para facilitar o engate de semi-reboques de altura mais baixa.