Denominado Acidente Zero, projeto faz parte das ações do triênio 2009-2011
A Coopercarga iniciou o ano de 2009 focando suas ações em seu programa de redução de acidentes. Denominado “Acidente Zero”, o projeto faz parte de um conjunto de estratégias definidas pela empresa até o ano de 2011 e tem como meta mapear pontos críticos e atuar de maneira preventiva e pró-ativa no controle e prevenção de sinistros.
As ações serão realizadas em todas as unidades da Coopercarga – cerca de 45 instaladas no Brasil e países do Mercosul. Mas, segundo informações da empresa, o foco das ações será concentrado na matriz da companhia, em Concórdia (SC), a fim de centralizar a gestão dos processos.
A primeira iniciativa do programa consistiu em uma reunião, realizada na sede da Coopercarga no último dia 27 de janeiro, entre associados e parceiros. Cerca de 50 pessoas debateram aspectos relativos à redução de acidentes.
Na ocasião, foram identificados alguns tópicos e questionado o que se deve fazer de forma imediata, bem como em médio e longo prazos. Alguns assuntos permearam a conversa. Entre eles, destacaram-se o treinamento de motoristas, controle de velocidade, jornada e trabalho e política de álcool e drogas. O objetivo, agora, é traçar ações específicas para um dos tópicos abordados. A dinâmica das ações não foi definida e os investimentos que serão realizados para efetuá-las ainda não foram estipulados.
Ainda segundo a empresa, as metas de redução de acidentes para os próximos meses e até o final do ano não foram definidas, pois as ações agora trabalhadas são qualitativas e não quantitativas, com foco na prevenção ao invés da correção dos acidentes. Os índices de ocorrências em 2008, informa a companhia, também não são divulgados.