A carga será transportada pela ferrovia gaúcha de Encarnación, no sul do Paraguai, até o porto brasileiro numa viagem de mais de mil quilômetros. No início do trajeto, o trem passa por Posadas, na Argentina, e desce ao longo da fronteira com o Rio Grande do Sul até Paso de los Libres, cidade vizinha à Uruguaiana. As cargas passaram a ser escoadas pelo porto gaúcho em 2003, após investimentos da ALL em logística. Entre 1997 e 2003, foram investidos R$ 185 milhões no Rio Grande do Sul. Do total, 45% foram em locomotivas, 28% nas vias permanentes, 10% em vagões , 5% em tecnologia e 12% em capacitação profissional e outros setores. Entre as principais obras, está o terminal de grãos de Cacequi, que começa a operar este mês. A ALL mantém uma estação de fronteira em Uruguaiana que funciona 24 horas por dia e integra os serviços de aduana entre Brasil e Argentina. A empresa opera um porto seco com pátio de contêineres com capacidade para 450 unidades, totalmente alfandegado. Já na rota inversa – do Rio Grande do Sul ao Paraguai –, 200 mil toneladas de fertilizantes importadas pelo país vizinho passarão pelos trilhos gaúchos, isso representa 40% dos fertilizantes comprados pelos produtores paraguaios no exterior.
O Paraguai tem três alternativas de escoamento: por caminhões, pela fronteira com o Brasil em Foz do Iguaçu (PR) sentido Porto de Paranaguá, e pelo Porto de Palmira, no Uruguai, através da navegação em barcaças pelos rios Paraguai e Paraná. A terceira alternativa é o transporte por ferrovias brasileiras.
A ALL possui 15 mil quilômetros de vias férreas no Brasil e na Argentina, além de armazéns, centros de distribuição e estrutura portuária. São mais de 70 unidades espalhadas nas principais cidades do Brasil, Argentina, Chile e Paranguai.