O trecho abrange 438,9 quilômetros entre Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Uberaba, no Triângulo Mineiro, passando por 20 municípios, incluindo Juatuba, Pará de Minas, Nova Serrana, Luz e Araxá. A rodovia é uma das principais vias de escoamento da produção agropecuária da região.
O investimento total da Way-262 será de R$ 8,5 bilhões, sendo R$ 4,4 bilhões destinados a obras e serviços de infraestrutura e R$ 4,1 bilhões voltados ao atendimento ao usuário e operação da rodovia. A expectativa é de que a concessão gere 1.200 empregos diretos.
O Grupo Way Brasil, responsável pela concessionária, já opera rodovias como a Way 306 e a Way 112, no Mato Grosso do Sul, além da MGO BR-050. Segundo Paulo Nunes Lopes, presidente do Grupo Way Brasil, as primeiras ações da empresa na BR-262 incluirão recuperação do pavimento, requalificação das pistas, duplicação de 44,3 quilômetros e criação de 168 quilômetros de faixas adicionais.
Além das obras viárias, a concessionária implementará bases de Atendimento ao Usuário (SAUs) distribuídas ao longo da rodovia, com atendimento 24 horas para remoção de veículos, socorro mecânico e primeiros socorros. O monitoramento será realizado por meio de tecnologias para controle do tráfego e segurança. A estrutura de comunicação será ampliada com cobertura de telefonia 4G e canais diretos de contato com a Way Brasil. Também estão previstas melhorias em passarelas, pontos de ônibus, rotatórias e acessos.
A concessão foi definida em leilão realizado em 31 de outubro de 2024 pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em parceria com o Ministério dos Transportes. O consórcio Rotas do Brasil, vencedor do certame, é formado pela Way Brasil e a gestora de investimentos Kinea, além do Grupo Bandeirantes, TORC – Terraplanagem, Obras Rodoviárias e Construções, Grupo Senpar/Senpar Terras de São José e TLC Tecnologia.