A Mercedes-Benz do Brasil informa que alcançou no último mês de maio, o marco de venda de 10 mil caminhões customizados pela própria empresa, trabalho executado em sua fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Este resultado representa o volume acumulado entre 2015 e maio de 2022. Aproximadamente 8 mil unidades foram comercializadas no mercado interno e 2 mil caminhões foram exportados, sendo cerca de 50% para países da América Latina e 50% para outros continentes.
Esse modelo de negócio envolve a participação de várias áreas da companhia, como Marketing e Estratégia de Produto, Desenvolvimento, Engenharia, Produção, Logística, Custos, Controlling, Vendas e Peças & Serviços. Com base na sinergia das equipes, o Centro de Customização de Caminhões (CTT) da Mercedes-Benz do Brasil atende clientes que solicitam modificações ou adaptações nos veículos de série, devido a necessidades específicas de suas operações de transporte.
O departamento de CTT é formada por engenheiros, técnicos e operadores de produção com experiência em fabricação de protótipos, contando ainda com apoio do Centro de Customização da Daimler Truck na França.
"Nos primeiros sete anos do CTT, de 2015 a 2021, chegamos a 9.000 caminhões vendidos, o que dá uma média de 1.285 unidades por ano. Esse resultado mostrou a consolidação dessa solução para os nossos clientes, mesmo levando em conta os dois primeiros anos da pandemia, que afetou as demandas interna e externa", diz o vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini.
Ainda segundo o executivo, em apenas cinco meses deste ano, até maio, a empresa já superou mil unidades, retomando o ritmo de vendas. “Nossa expectativa é entregar 3.200 caminhões customizados em 2022”, pontua.
A empresa conta que graças à atuação do CTT, o cliente já recebe o veículo customizado de fábrica, com suporte especializado nas modificações, garantia, assistência técnica da Rede de Concessionários da marca e já financiado, quando for o caso, não precisando assim recorrer a terceiros para as adequações no caminhão. Isso assegura a qualidade e a confiabilidade da marca Mercedes-Benz.
Serviços
De acordo com a companhia, diversas customizações realizadas pelo CTT a partir de pedidos individuais de clientes passam a ser oferecidas ao mercado e algumas até se transformam em itens de série, o que é o caso, por exemplo, do Pacote Robustez originalmente criado para o Atego para severas aplicações fora de estrada.
Vale ressalta que o kit passou a ser disponibilizado como opcional, sendo montado diretamente na linha de produção de caminhões. Além disso, devido ao grande sucesso do Pacote Robustez, hoje o CTT também está preparado para montá-lo no Axor.
“Modificações muto específicas acabam sendo montadas na linha de produção própria do CTT. Seja qual for a solicitação do cliente nós entendemos e atendemos da melhor forma. Ou seja, novamente, estamos praticando nosso mantra: As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”, pontua Leoncini.