Ibovespa
128.245,22 pts
(0,37%)
Dólar comercial
R$ 5,79
(0,68%)
Dólar turismo
R$ 6,00
(0,50%)
Euro
R$ 6,12
(0,59%)

Volvo apresenta o VM Light Mixer para o transporte de cimento

Cerca de 900 kg mais leve, nova versão permite transportar até 1m³ a mais de concreto
Por Redação em 14 de dezembro de 2020 às 11h12

A Volvo apresenta o VM Light Mixer, que permite aproveitamento total da capacidade de implementos betoneira, aumentando a produtividade das empresas transportadoras de cimento. Cerca de 900 kg mais leve, nova versão permite transportar até 1m³ a mais de concreto. A nova versão traz diversas alterações em relação ao VM 8x4 tradicional. Somadas, elas possibilitaram redução da tara do caminhão de 8.820 kg para 7.920 Kg, ou seja, 900 kg a menos.

A Volvo trabalhou também em conjunto com implementadores, para garantir uma solução completa às empresas concreteiras. O primeiro Volvo VM Light Mixer recebeu uma nova betoneira Liebherr, também projetada para ganho em peso. A tara total do conjunto (caminhão + betoneira) baixou quase 2.500Kg, para apenas 11.650 Kg, possibilitando transportar até 1 m³ a mais de concreto, dentro da lei da balança.

“A Volvo aprimorou o caminhão, reduzindo peso sem comprometer a reconhecida robustez do veículo”, diz o gerente de Engenharia de Vendas de Caminhões da Volvo, Jeseniel Valério.

O chassi da linha VM é produzido com ligas especiais de aço LNE60, exclusivas da marca, mais leves e resistentes. No VM Light Mixer a montadora também optou pela distância entre-eixos de 4.550mm, para melhor distribuição de peso na betoneira. Mesmo com o entre-eixos mais curto, o caminhão vem equipado com grandes tanques de combustível (200 litros) e Arla32 (50 litros), que permitem rodar o dia todo sem reabastecimento.

Volvo apresenta o VM Light Mixer para o transporte de cimento
Divulgação

Outro diferencial destacado pela companhia do VM Light Mixer é o 4º eixo direcional dianteiro. “Projetamos um eixo direcional de verdade, que diminui o arraste dos pneus e permite manobras em raios curtos, comuns em canteiros de obra”, assegura Valério. O 4º eixo é um projeto Volvo, instalado no veículo já na linha de montagem, com garantia de fábrica e sem adaptações.

Opcionalmente esse eixo pode ser equipado com sistema suspensor, para trechos em que o caminhão roda vazio ou em eventuais manobras.

 Características

O conjunto formado pelo motor, transmissão e eixos traseiros garante desempenho. O propulsor de 270 cavalos está acoplado a uma transmissão manual de nove marchas. Opcionalmente o motor pode receber escape vertical, para operações em terrenos mais acidentados.

O VM Light Mixer tem suspensões traseiras com molas parabólicas, que garantem leveza sem perder a robustez. Os pneus são 275/80 R22,5 de uso misto e opcionalmente o caminhão pode ser equipado com rodas de alumínio.

As cabines Volvo são projetadas com o conceito de célula de sobrevivência, diminuindo riscos aos ocupantes em caso de colisões. Concebido para operações de transporte entre usinas de concreto e obras em centros urbanos, o Volvo VM Light Mixer é equipado com cabine curta, com grande área envidraçada que permite ampla visibilidade, importante para manobras em canteiros apertados. O veículo é equipado com bancos para motorista e um ajudante, mas opcionalmente pode receber banco de passageiros para duas pessoas.

Externamente, o modelo traz para-choque em aço, mais leve, e tem faróis com desenho similar ao das versões rodoviárias da linha VM. O conjunto ótico tem luzes diurnas em LED, uma característica de segurança e identidade de toda a linha de caminhões Volvo atual.

Mesmo com os novos para-choques a suspensão elevada do modelo garante um ângulo de ataque grande, ideal para enfrentar a severidade de operações fora-de-estrada.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência, analisar estatísticas e personalizar a publicidade. Ao prosseguir no site, você concorda com esse uso, em conformidade com a Política de Privacidade.
Aceitar
Gerenciar