O Groupe PSA retoma de forma gradual, a partir de hoje, dia 23 de junho, as atividades produtivas no Polo Industrial Brasil, em Porto Real (RJ). Segundo a companhia, o protocolo reforçado de medidas de proteção implementado propicia um alto nível de proteção para os colaboradores e foi o primeiro critério analisado ao reiniciar as operações nas unidades de produção.
De acordo com o vice-presidente sênior de Operações Monozukuri na América Latina do Groupe PSA, Jean Mouro, como a atividade da manufatura é impulsionada pela atividade comercial, a empresa reinicia de forma gradual e segura o sistema industrial de fabricação de veículos. “Esses dois critérios guiarão nossas decisões nas próximas semanas e meses”, diz.
Já o diretor do Polo Industrial Brasil do Groupe PSA, Itamar de Souza, afirma que desde a interrupção da produção em Porto Real a montadora implementou um protocolo de saúde reforçado na unidade, com o apoio do serviço médico e a colaboração com os parceiros sociais. “Graças a esse esforço coletivo, validado por uma auditoria realizada no local, poderemos retomar a fabricação de veículos e motores nessa unidade de maneira gradual e segura”, pontua.
Durante o período de interrupção de suas atividades de produção, o Groupe PSA aplicou um protocolo reforçado de medidas de proteção adaptado ao contexto de cada unidade industrial, comercial, terciária e de pesquisa e desenvolvimento. Desenvolvido com os serviços de saúde, o protocolo foi compartilhado com organizações sindicais representativas e foi submetido a auditorias sistemáticas. Além disso, as chamadas patrulhas da saúde são responsáveis pela verificação diária da aplicação de medidas e de ações de proteção nas unidades e pela implementação de ações corretivas, se necessário.