A Foton iniciou os testes no Brasil de um modelo de caminhão concebido para oferecer eficiência às operações de logística urbana. O novo veículo TM 2.8 chegará ao país no segundo semestre e promete trazer conforto, agilidade e facilidade de condução graças às suas características de automóvel de passeio.
De acordo com o diretor Industrial, de Engenharia e Desenvolvimento da Foton, Leandro Gedanken, a princípio o veículo será importado da China e a montadora trará 100 unidades do modelo ainda neste ano de 2020. “Começamos com a importação e, à medida que o volume cresça, já temos estrutura pronta para a nacionalização do novo modelo”, pontua.
O caminhão vem equipado com motor a gasolina e será também disponibilizado na versão com kit de gás natural veicular (GNV), feito pela empresa Convergas, com garantia Foton. Com capacidade técnica e legal para 2,795 toneladas, o TM 2.8 será o mais leve da família Foton no Brasil. A montadora oferece no país, ainda, caminhões leves da família Aumark de 3,5 t a 10 t.
Além disso, o veículo conta com tara de 1,007 t, sendo 1,788 t de carga útil e 112 cavalos de potência. O 2.8 da designação do produto remete ao seu Peso Bruto Total (PBT). O modelo mais leve da Foton, dentro da sua característica de plataforma de carga, permite a instalação de uma carroceria com 3 metros de comprimento por 1,5 m de largura livres.
Vale lembrar que por ser classificado como uma caminhonete, o novo leve da Foton pode ser conduzido por quem tem carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B. “Robusto, econômico, fácil de dirigir e versátil, esse novo produto oferece alta eficiência à logística urbana e, com o kit gás, também contribui para reduzir substancialmente as emissões de poluentes nas grandes cidades”, garante o diretor de Desenvolvimento de Produtos da Foton do Brasil, Eustáquio Sirolli.
Os caminhões Foton da Família TM são veículos conceitualmente da Linha Premium. O interior da cabine tem acabamento refinado e o veículo já vem de série com defletor de ar no teto, ar condicionado, embreagem super soft, vidros elétricos, travamento de portas remoto, chave tipo canivete, rádio com entrada USB e suspensão dianteira com braços oscilantes.
Testes
O veículo encontra-se na primeira fase de testes na Coopercarga, realizando a logística urbana para a rede Carrefour. A previsão é que o veículo rode até 5 mil quilômetros em um mês. De acordo com a Coopercarga, cada viagem levará aproximadamente 800 kg em produtos, realizando dois ciclos de viagens por dia, de segunda a sexta-feira. Ao todo serão transportados 35 mil kg de produtos por mês.
A primeira unidade é operada pela Ecomoby, transportadora especializada na utilização de combustíveis alternativos ao diesel, em parceria com a Coopercarga, especialmente para atender a demanda do Carrefour, com entregas de produtos alimentícios apenas na grande São Paulo.
A Convergas, responsável pela tecnologia do kit a gás, instalou no veículo um módulo de controle de ignição para assegurar a disponibilidade de potência do motor. “Para armazenar o GNV o sistema é composto por dois cilindros de 60 litros hidráulicos cada, totalizando uma capacidade de 30 m³. Com isso a autonomia do veículo só com GNV pode chegar a 280 km”, explica o diretor da Ecomoby, André Bermudo. O peso total do equipamento é de aproximadamente 170 kg.